3. O Protocolo SNMP

3.1 SNMPv.1 (1989)

O protocolo SNMP foi inicialmente idealizado em 1989. Sua arquitetura é baseada no modelo Internet para redes, e sua localização é equivalente à da camada aplicação, no modelo OSI. A camada inferior na pilha de protocolos é a UDP (User Datagram Protocol), que é protocolo de transporte padrão da Internet com serviço do tipo datagrama. A pilha de protocolos do SNMP é mostrada a seguir.

Figura 4- Pilha de Protocolos do SNMP

Sua operação é bastante simples, sendo as mensagens (primitivas de serviço) utilizadas por ele as citadas a seguir:

a) Get (Request, Next Request, Response): Trata-se do pedido do gerente para ler os dados de gerenciamento da MIB do agente. A Get Request faz o pedido inicial pelo gerente, a Response envia os dados para o gerente e a Next Request pede outro trecho da tabela seqüencialmente.

b)Set (Request): Serve para alteração de dados da MIB. O gerente recebe um pedido de Set Request para alterar determinado dado.

c)Trap: É um informe dado ao gerente de que algo de anormal está acontecendo no sistema, tem funcionamento semelhante a um alarme.

Na figura a seguir verificamos como é feita a troca de mensagens entre gerente e agente:

Figura 5- Modelo de Serviço do SNMPv.1

Apesar disto, alguns problemas aparecem derivados da simplicidade de implementação da versão 1 do protocolo SNMP (SNMPv.1). Estes serão citados a seguir.
Em primeiro lugar, o Trap SNMP não é confirmado. Em virtude disto, o agente até pode enviar a mensagem de Trap ao gerente, mas não saberá se ele a recebeu, podendo esta mensagem ser perdida na rede, e a anomalia presente eventualmente nem ser corrigida.
Outro problema é a limitação da rede a ser gerenciada. Isto ocorre em virtude do "polling". Além disto, a autenticação do protocolo é deficiente, uma vez que ela é baseada nas chamadas comunidades ("community based"). Neste tipo de abordagem, alguns dados do protocolo circulantes na rede podem ser lidas por pessoas estranhas ao sistema em questão.
Finalizando, podemos citar também o fato de que o SNMPv.1 não suporta a busca em tabelas, que ele permite a existência de apenas um gerente por sistema e que não se pode criar ou excluir objetos dentro do sistema, com este protocolo.

Índice | Próximo.