4.Questões

a) O que é uma MIB e como ela é definida?

Resposta: A MIB (Management Information Base) é forma de estrutura de dados do SNMP. São basicamente tabelas com dados de gerenciamento, cujo formato é especificado pela SMI (Structure of Management Information). Sua descrição é efetuada em linguagem ASN.1 (Abstract Syntax Notation One).

b) Quais são as primitivas de serviço do SNMPv.1 e descreva suas operações sucintamente?

Resposta:  - Get, GetNext: Leitura de dados de gerenciamento. O Get pega o início da MIB, e o GetNext pega a linha seguinte seqüencialmente.
                   - Set: Alterar (escrever) dados de gerenciamento na MIB.
                   - Trap: Alerta semelhante a um alarme dado pelo agente indicando que alguma anomalia está ocorrendo sobre os objetos gerenciados.

c) O que é o RMON e qual a sua finalidade?

Reposta: O RMON (Remote MONitoring) é basicamente uma definição de MIB, que implementa o monitoramento remoto. Ele realiza a implementação do agente proxy através do RMON Probe, e permite um gerenciamento mais eficiente das sub-redes, evitando a necessidade de um agente para cada dispositivo gerenciado.

d) Quais as vantagens acrescidas pelo SNMPv.2 sobre a versão 1?

Resposta: O SNMPv.2 introduz o trap confirmado, que faz com que agente verifique que o gerente recebeu o aviso de que algo anormal ocorre na rede. Além disto implementa uma autenticação mais eficiente, que é baseada em usuário (user-based), apresenta a primitiva GetBulk, que permite a leitura de uma linha específica da MIB, e permite a eliminação e criação de objetos na rede, através da eliminação ou criação de linhas na MIB.

e) Quais as vantagens acrescidas pelo SNMPv.3 sobre as versões anteriores?

Resposta: Suas vantagens basicamente estão ligadas à segurança. Ele implementa a criptografia através do algoritmo DES (Data Encryption Standard) e a autenticação utilizando o MD5 ou o SHA (Secure Hash Algorithm).
 

Índice | Próximo