Redes de Sensores Sem Fio
Universidade Federal do Rio de Janeiro


Imagem retirada de [18]
Autores do Trabalho:
Gabriel Arruda Evangelista (gabrielevangelista "at" poli.ufrj.br)
Vinícius Cunha Cruz Plácido (viniciusplacido "at" poli.ufrj.br)
Sidney Kolás príncipe Júnior (sidney_kolas "at" poli.ufrj.br)

Professor: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

Disciplina: Redes de Computadores I

Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação | Escola Politécnica

Antes de qualquer coisa, achamos interessante dizer porque escolhemos esse assunto. Como os três integrantes do grupo são da Engenharia de Controle e Automação, o assunto sensores sempre nos chama atenção. Esses dispositivos são essenciais para qualquer tipo de controle e tratamento de dados que façamos.

Durante a nossa busca pelo conhecimento sobre o assunto estudado, analisamos que as Redes de Sensores têm como funções principais o monitoramento, a instrumentação e o controle (coordenação e processamento) dos processos/ambientes analisados.

Já sabemos o que são Redes de Sensores, então, falta a parte Sem Fio. É óbvio que isso indica uma conexão wireless entre os sensores, implicando na necessidade de maior densidade de nós (pontos onde há sensores) em um ambiente e de processamento dos dados junto aos sensores.

"Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"