background

Redes Orientadas a Dados

 

    A arquitetura atual da Internet apresenta algumas limitações para prover mobilidade, segurança, escalabilidade, qualidade de serviço, entre outros, portanto, são propostas novas arquiteturas que atendam esses desafios.


    A Rede Orientada a Conteúdo, chamada CCN – Content Centric Network – ou NDN – Named Data Network é apontada como uma das propostas de nova arquitetura para uma Internet mais viável. A principal inovação da rede CCN é não estar ligada na comunicação ponto a ponto, a prioridade não está mais no destino e, sim, no conteúdo. Dessa forma não existe mais distinção entre servidores e roteadores, todos fornecem dados.


    A arquitetura da rede cria uma memória cache nos elementos de rede, ou seja, a partir do momento em que a solicitação de um dado é feita, através dos protocolos de roteamento, a rede acha onde o dado procurado está. Dessa forma a conexão não é mais fim a fim, ela se baseia no dado. Esta inovação consegue garantir um aumento de desempenho em termos de taxa de transmissão, em relação a comunicação TCP, a medida que o número de usuários solicitando um mesmo dado aumenta.

 

Integrantes do Grupo:

Filipe Vital   (Engenharia de Controle e Automação)
Mauro Noli Silveira   (Engenharia Eletrônica e de Computação)
Pedro Maia Caldas   (Engenharia Eletrônica e de Computação)

Declaração:

"Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"

  

topo | próxima