Perguntas

1 - Além do uso mais comum para aplicações P2P, relacionado ao compartilhamento de músicas, em que outro âmbito ele pode ser bem aproveitado?

R: Em ambientes de trabalhos, essencialmente. As empresas visam o aproveitamento máximo de recursos oferecidos em sua rede, portanto, o P2P, por exemplo com a ideia do processamento distribuído, se mostrou atrativo em detrimento de relações que possuem intermediadores ou autoridades centrais. Essa modalidade de P2P é conhecida como B2B.

2 - Por que as redes P2P tendem a crescer tanto?

R: Uma vez que é difícil para os "atos" contra a pirataria na internet criadas pelos governos (SOPA/PIPA) censurar um conteúdo que se encontra distribuído entre vários computadores, a tendência é haver uma migração para as aplicações que utilizam deste sistema (como os torrents). O mesmo já não acontece com servidores centralizados, que possuem uma maior vulnerabilidade devido ao conceito da Single Point of Failure. Além disso, a atual tendência da implementação da computação em nuvens em grande escala também é um indicativo do iminente crescimento da utilização da arquitetura P2P.

3 - Quais são as diferenças entre a arquitetura de redes P2P e a cliente-servidor?

R: A palavra chave é descentralização. Enquanto a arquitetura cliente-servidor se baseia na existência de um servidor central contendo todos os arquivos, na P2P é feito o compartilhamento do arquivo entre os computadores conectados à rede. Desta forma, todos os computadores trabalham simultaneamente como cliente e servidor.

4 - Sobre segurança, além dos fundamentais conceitos de Integridade, Confidencialidade, Disponibilidade, Autenticação, Não-Repúdio e Controle de Acesso, quais os quatro outros mais destacados em P2P?

R: Negabilidade - capacidade de não se responsabilizar por alguma informação disponibilizada; Auditoria - Verificar as atividades da rede; Anonimidade - Manter as identidades de forma secreta; Reputação - Nível de confiabilidade.

5 - Quais as diferenças entre uma rede P2P estruturada e uma não-estruturada?

R: Uma rede não estruturada possui organização e conexão de forma aleatória, ou seja, não existe uma posição pré-determinada para qualquer nó. Já em uma rede estruturada, há uma grande organização através de algoritmos e funções hash.