Futuro

Crescimento Iminente

Recentemente foram propostas, nos Estados Unidos da América, dois projetos de governo que visavam acabar com a disseminação de conteúdo pirata na Internet através da sua censura. Estes projetos foram batizados de S.O.P.A (Stop Online Piracy Act) e P.I.P.A (Project IP Act). Os aplicativos P2P, então, voltados para o compartilhamento de arquivos como música, filmes, jogos e etc. vêm sofrendo grande repressão por parte destes projetos.

Foi realizado um estudo acerca da utilização das redes P2P que revelou que mesmo após sofrerem processos judiciais por parte de grandes gravadoras que alegavam que o conteúdo "pirata" prejudicava a economia destas corporações, as redes P2P tendem a ter um crescimento fora do comum.

Embora as gravadoras acusem as aplicações P2P de incentivarem a pirataria, a DCIA (Distributed Computing Industry Association) utiliza do argumento de que este tipo de rede pode ser utilizado para fins de marketing pois possibilita milhões de usuários em escala global.

Quanto ao número de usuários, "Estimamos que, em qualquer horários, existem pelo menos seis milhões de usuários na rede BitTorrent, valor 300% maior do que em 2005", segundo John Desmond, vice-presidente da MediaSentry Services da SafeNet.