6. Considerações Finais

É importante ressaltar que o SIP destaca-se ao privilegiar conversas de voz e vídeo, com ferramentas otimizadas para a implementação destes. SIP possui a característica P2P (Peer to Peer,Ponto-a-ponto), pois o agente SIP pode tanto enviar quanto receber requisições de dados; fator valorizado atualmente e objeto de estudos na área de redes de computadores. Aliado ao VoIP, o SIP tem-se destacado em aplicativos de voz e vídeo baseados na web, aplicativos de conferências corporativas e telefonia em computação nebulosa.

Ao sabermos da compra do serviço Gizmo5 [11] (que oferecia o serviço de VoIP aliado ao SIP) pela empresa Google e em seu lugar o serviço Google Voice ter surgido (com um serviço VoIP aliado a um protocolo multimídia proprietário), notamos uma certa tentativa de sufocar serviços gratuitos que utilizam SIP. Esta tentativa é ainda mais realçada pela compra do Skype (que já não utiliza SIP) pela Microsoft [12]. Temos o surgimento de um esforço por parte de grandes empresas em absorver o mercado de telefonia VoIP sem utilizar o protocolo SIP.

Concluímos com a suspeita de que o protocolo SIP limita-se cada vez mais a ambientes corporativos e de ensino, enquanto no restante dos casos protocolos proprietários tentam ofuscar a existência de um protocolo competente e de livre acesso a todos, o SIP.