3. Benefícios do SIP

Como vantagem podemos citar o fato do SIP ser baseado em texto, em outras palavras isto significa que sua implementação é focada para o software, utilizando hardware genérico. Diferentemente do H.323, que necessita de um hardware dedicado. Abaixo (tabela 1), temos um comparativo entre estes 2 protocolos:

Assunto

H.323

SIP

Desenvolvedores

ITU-T

IETF

Compatibilidade com RTPC

Grande

Maior

Compatibilidade com Internet

Não

Sim

Sinalização

Sim

Sim

Formato mensagem

Binário

ASCII

Transporte de mídia

RTP/RTCP

RTP/RTCP

Chamadas multiparticipante

Sim

Sim

Conferências multimídia (c/ dados)*

Sim

Não

Endereçamento

Máquina ou nº. do telefone

URL

Terminação da chamada

Explicita ou por terminação TCP

Explicita ou por timeout

Criptografia

Sim

Sim

Tabela 1: Comparação dos protocolos H.323 e SIP. Tabela retirada da referência [10]. *A conferência multimídia referida na tabela trata-se de vídeo, voz e dados. O protocolo SIP por si só suporta apenas vídeo e voz.

Outro ponto do SIP é a sua compatibilidade com diversos tipos de protocolos, tornando-o mais fácil de ser implementado, além de possuir funções que são facilmente conectadas a outros protocolos ou mesmo aplicações como Web Browser ou e-mail, tornando-se assim, um protocolo amplamente usado na área de telecomunicações. Também implementa o reuso de protocolos já existentes.

O SIP oferece primitivas de comunicação que podem ser usadas para voz e vídeo (há também implementação para texto através do protocolo de extensão SIMPLE (SIP for Instant Messaging and Presence Leveraging Extensions, SIP para Mensagens Instantâneas e Extensões de Aproveitamento de Presença) e tem como benefícios a estabilidade, flexibilidade, eficiência, simplicidade e facilidade de comunicação com os protocolos da internet HTTP e SMTP, além da independência do protocolo de transporte. O SIP pode trabalhar sobre os protocolos TCP (Transmission Control Protocol, Protocolo de Controle de Transmissão) e UDP (User Datagram Protoco, Protocolo de Datagrama de Usuário).

Através do SIP, novas chamadas ou mensagens destinadas ao usuário poderão ser redirecionadas para um PDA (Personal Digital Assistant, Assistente Digital Pessoal), para um Celular, PC ou até para um dispositivo com acesso a Internet em seu próprio carro, dependendo do local e da ferramenta em que este mesmo usuário está conectado. Isto é possível pois o usuário não possuirá um endereço fixo e único de IP, e sim um endereço dinâmico (através do uso de DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol, Protocolo de Configuração de Hospedeiro Dinâmico) já que cada dispositivo usado pelo usuário poderá ter um endereço IP próprio.

Seu design de projeto é voltado para um sistema distribuído. O protocolo SIP pode implementar tanto uma interface servidor quanto uma interface cliente, enviando e recebendo requisições.