aa Site da UFRJ











Aplicações

Existem diversas aplicações do RFID, o aumento do número dessas aplicações nos últimos anos se dá, principalmente, devido ao barateamento do custo dos seus componentes. As aplicações vão desde identificação de produtos em linhas de produção, logística e supply-chain (“cadeias de abastecimento”) até a identificação de pacientes e animais.

Dentre as principais aplicações estão:

          -Logística

Compreende vários processos como transporte, manuseio e estocagem de mercadorias. O RFID atua nesse setor ajudando a evitar desperdícios, aumentando a eficiência dos processos e, principalmente, reduzindo custos, o que proporciona à empresa uma maior satisfação do consumidor. Auxilia no recebimento e envio dos produtos, bem como no transporte, separação e estocagem (pois garante um levantamento preciso e em tempo real dos produtos). Proporcionando, dessa forma, um maior controle de qualidade na produção.

          -Automóveis

Pode ser usado na construção de sistemas antifurto para carros, sendo ativado na ignição, de forma que se o código não for o presente na chave original há o travamento de portas ou até mesmo o impedimento de fluxo de combustível no veículo. Também pode ser utilizado para dar ao motorista informações sobre parâmetros do carro como, por exemplo, a pressão interna nos pneus através de um microchip com antena que envia estas informações ao painel, sem a necessidade de fios.

Ainda no quesito de automóveis, pode ser utilizado na cobrança automática de pedágio através da colocação de um microchip de RFID no pára-brisa do veículo. Assim, uma antena envia um sinal de rádio que será refletido pelo dispositivo de forma a indicar o seu código único à central que liberará a passagem do mesmo, evitando surgimento de filas.

            -Saúde

Pode ser utilizado na identificação de pacientes. É colocado um dispositivo RFID sob a pele do paciente e esse dispositivo é capaz de obter informações como grupo sanguíneo e detalhes da condição médica do paciente identificado. Os dados, nesse caso, não são armazenados no dispositivo, mas sim numa base de dados que liga o código de cada dispositivo com os dados do paciente, assim, com o envio de uma nova situação do paciente atualiza-se essa base.

          -Segurança em Portos e Aeroportos

Os dispositivos RFID também ganharam espaço no setor de aviação, pois permitem a identificação de bagagens, auxiliando na localização e no transporte através da implantação de etiquetas nas malas dos passageiros. De maneira semelhante, é possível a identificação de bagagens, containers e outras coisas transportadas em navio através da utilização de sistemas de RFID em portos.

          -Sistema de Pagamentos Via Wireless

Neste caso, o RFID possibilita, através da colocação de uma etiqueta identificadora em cartões de crédito (Smart Cards) ou até mesmo em celulares, a liberação direta de transição bancária numa compra em uma loja ou supermercado, por exemplo. Esse tipo de tecnologia permite a redução das tão indesejadas filas, no entanto, para que seja confiável e seguro é necessário que esteja aliado a sistemas como de biometria, evitando assim fraudes e falsificações.

         -Identificação Animal

Neste caso, através do uso do RFID, é possível identificar diversos tipos de animais com o intuito de se obter um maior controle sobre suas características, coletando informações que ajudam no controle biológico de espécies ou, até mesmo, evitam uma sobre dosagem do animal em caso da necessidade de medicação, por exemplo.

Atualmente a maior aplicação do RFID vem sendo na área de supply-chain, para que as empresas tenham um maior controle sobre sua mercadoria, desde a fabricação e transporte até a estocagem. Permitindo com que essas empresas otimizem seus processos de produção e possam, dessa maneira, aumentar seus lucros.

       

[Anterior]          [Topo]            [Próximo]