Redes I - 2010/01
Perguntas e Respostas


         Diferencie as características básicas das tecnologias 1G, 2G, 2,5G e 3G:

         A primeira geração de telefonia móvel era analógica (só transmitia voz) e utilizava a comutação por circuito (canal dedicado). Fazia uso da tecnologia FDMA (Frequency Division Multiple Access), tendo como padrão o AMPS (Advanced Mobile Phone System). No 2G sinal passa a ser digital, mas a tecnologia de rede ainda é a comutação de circuitos, assim como na Primeira Geração. A primeira tecnologia 2G implantada o Brasil foi o TDMA, logo em seguida o CDMA, que evoluiu para o GSM. No 2,5G o grande diferencial foi uma técnica avançada de modulação que permitia a comutação por pacotes ao invés de circuitos, a mesma técnica de transmissão adotada pelo IP da arquitetura TCP/IP. Os sistemas 3G provêm serviços de telefonia e comunicação de dados a velocidades maiores que seus antecessores. O padrão 3G especifica, mais exatamente, 144kbps em ambientes móveis, 384kbps em ambientes de pedestres e 2Mbps em ambientes fixos.

         Diferencie interferência cocanal e interferência de canal adjacente:

         A interferência cocanal é aquela que ocorre em conseqüência do reuso, por parte das células, de um mesmo conjunto de freqüências em uma determinada cobertura. Já interferência de canal adjacente é causada por sinais presentes em uma faixa de freqüência adjacente a faixa do sinal desejado e provoca imperfeições no filtro do receptor, permitindo que freqüências em faixas próximas à faixa requerida sejam recebidas.

         Cite dois parâmetros utilizados para analisar o comportamento de redes celulares:

         A probabilidade de bloqueio de uma nova chamada de voz, ou seja, a percentagem de chamadas que não são atendidas pelo sistema devido à indisponibilidade de canais no momento do acesso inicial. A probabilidade de término forçado da chamada no momento em que o usuário atravessa de uma célula para outra, conhecido como bloqueio de handoff. Representa a fração de novas chamadas que não são bloqueadas, mas experimentam o término forçado da chamada. A probabilidade de uma chamada não ser completada, ou pelo fato de ser bloqueada no acesso inicial, ou por experimentar o término forçado da chamada. A variação da probabilidade de uma chamada não ser completada entre as várias células da rede devido à distribuição não uniforme do tráfego, conhecido como desvio de serviço.

Topo