Home 
 1. Introdução
 2. Histórico  

 3. Classificações da Virtualização
3.1 Quanto à arquitetura
      3.1.1 Tipo I
      3.1.2 Tipo II
      3.1.3 Arquitetura Híbrida
 3.2 Quanto à técnica
       3.2.1 Virtualização total
       3.2.2 Paravirtualização
       3.2.3 Recompilação Dinãmica
       3.2.4 Vantagens e Desvantagens
               de cada técnica
 3.3 Outras classificações
       3.3.1 Abstração do ISA
       3.3.2 Hardware Abstraction Layer
       3.3.3 OS Level
 5. Perspectivas Futuras
     5.1 Inovações em estudo
 
 

Trabalho de Redes de Computadores I
Professor Otto Duarte
Índice de figuras  

 

 5. Perspectivas Futuras

5.1 Inovações em estudo

    

Problema da Arquitetura X86

                

            A grande questão com os processadores de arquitetura x86 é que neles não foi implantado o modo hipervisor, logo o Monitor de Máquina Virtual é obrigado a executar em modo supervisor,  forçando o Sistema Operacional convidado, na maioria das vezes, a executar no nível 3, em vez do 0.

          Isso acontece porque esses processadores possuem 4 privilégios para execução distintos, ou “níveis”, onde o nível 0 representa o modo supervisor e o nível 3 o modo usuário. Os outros dois níveis em geral não são utilizados, conforme a figura abaixo:




Solucionando o problema: as novas tecnologias da AMD e Intel

 

                Visando solucionar o problema para a virtualização explicitado acima, tanto a Intel como a AMD, os principais fabricantes de processadores da atualidade, vêm investindo em tecnologia. Ambas implementaram um assistente em hardware (hardware assist) para suportar a virtualização de forma nativa, porém as tecnologias destes fabricantes são incompatíveis entre si.

         Nessas tecnologias, o MMV já é naturalmente mais privilegiado que os outros níveis, não sendo necessário a quebra dos privilégios dos Sistemas Operacionais, que executam diretamente sobre o hardware, conforme a figura abaixo:




            O assistente de hardware da Intel é comercialmente denominado de Virtualization Tecnology, “VT” (antigo Vanderpool), enquanto a tecnologia da AMD denomina-se AMD Virtualization, “AMD-V” (antigo Secure Virtual Machine – SVM e antigo Pacifica”).

             A grosso modo, tais tecnologias possuem como principal vantagem a não necessidade de tradução binária dos comandos de execução, o que aumenta o desempenho da virtualização de CPU.



Novidades VMWare

        

        A novidade principal por parte da VMWare é a criação do pacote de infra-estrutura virtual, o VMWare Infrastructure 3. Ele contém diversos pacotes que fornecem virtualização em vários níveis, como já discutido na seção “ferramentas de virtualização”.



Microsoft

Pouco se falou até agora, porém, da Microsoft. A empresa, apesar de dominar o mercado de computadores pessoais, não apresenta a mesma força no setor de virtualização. Novos produtos, porém, estão sendo desenvolvidos de forma a impulsionar a gigante no ramo, dentre as quais podemos destacar:

 - System Center Virtual Machine Manager 2008: produto usado para gerenciar a virtualização de data center e

            - Hyper-V Server: solução da Microsoft para virtualização de servidores







 

| Top | Next