Situação Atual

 

           A projeção da tecnologia Bluetooth era extremamente promissora, principalmente por causa do seu baixíssimo custo de implementação e garantindo um consumo de energia muito pequeno, comparado com outros tipos de sistema de comunicação.

           No entanto, mesmo com essas qualidades, o futuro desta tecnologia foi colocado em cheque com a popularização das redes sem fio (WiFi). A seguir, faremos uma comparação entre os dois tipos de sistema de rede:

 

Bluetooth vs Wi-Fi

          

           1. Bluetooth geralmente tem uma velocidade bem menor do que as redes 802.11b sem fio, perdendo competitividade.

           2. As redes WiFi cobrem uma distância bem maior do que as do sistema Bluetooth. Desse modo, precisaria-se de diversos pontos de acesso de Bluetooth para cobrir a mesma área de uma rede do tipo 802.11b sem fio.

           3. Os eletrônicos e respectivos acessórios que utilizam o Bluetooth são normalmente mais baratos do que aqueles que possibilitam o uso da WLAN.

           4. Os chips utilizados pelo Bluetooth garantem um consumo de energia bem menor do que aqueles utilizados para a comunicação numa rede sem fio.

           5. A indústria do Bluetooth é maior e a alta expectativa sobre essa tecnologia fez com que a Bluetooth SIG conseguisse vários novos membros, mas é ainda uma tecnologia imatura. A wireless é uma indústria menor, pelo menos por enquanto, mas já tem uma maturidade maior.

           6. No uso de Smartphones e outros acessórios, o Bluetooth é uma tecnologia mais adequada.

 

           Essas são apenas algumas importantes diferenças entre os dois tipos de sistema de redes. O Bluetooth conseguiu se sustentar por causa da enorme diversidade de aparelhos em que ele pode ser implementado.

 

           Vale ressaltar também que já existem grandes empresas buscando a criação de chips que sustentam as duas tecnologias (Blue802), tais como a Intersil, Silicon Wave e Mobilian. Isso vai proporcionar o aproveitamento das melhores características de cada uma. Os fabricantes anunciaram um design que permite a utilização de dois protocolos diferentes, operando sobre a mesma banda, mas eles vêm obtendo problemas de interferência.

          

           Ainda como desenvolvimentos futuros, a Bluetooth SIG lançou em abril deste ano a versão 3.0 do Bluetooth. O objetivo dela agora foi aliar a simplicidade e baixo consumo de energia à velocidade. Ela apenas concretizou o que havia anunciado no Mobile World Congress: iria tentar utilizar a velocidade da 802.11 na tecnologia Bluetooth.

 

O que se fala no momento?

Reportagens:

“A Vivo foi cobrada quanto à (velha) decisão de bloquear a tecnologia Bluetooth em seus aparelhos. Lima admitiu que esta foi uma péssima idéia e disse que a operadora já está tirando a trava dos aparelhos que chegam ao mercado.

-Este bloqueio já tinha que ter sido resolvido. Não faz sentido. Por isso, estamos desbloqueando os aparelhos. Os novos já estão sendo desenhados sem este projeto - disse Roberto Lima, presidente da Vivo, dando um ponto final numa dor de cabeça que tem atormentado os clientes da Vivo nos últimos dois anos.” Coletiva de imprensa, São Paulo, Dezembro de 2006

“A Nokia prepara o lançamento de seu novo portfólio de celulares com tecnologia CDMA para o segundo semestre de 2006. Os aparelhos valorizam design, tecnologia e todos incluem tecnologia sem fio Bluetooth®, o que permite conectá-los a uma gama enorme de aparelhos compatíveis da Nokia e de outros fabricantes (...). A função push-to-talk também tem Bluetooth para permitir conectividade com uma grande variedade de acessórios e outros dispositivos compatíveis com a tecnologia.” São Paulo, abril de 2006