3. Vídeo Par a Par
Na tradicional arquitetura cliente-servidor, o servidor de vídeo necessita de uma enorme largura de banda para atender todos os usuários simultâneos com qualidade no serviço. Os vídeos são transmitidos com taxas de exibição na ordem de centenas de kilobits por segundo, o que representa uma necessidade de banda passante da ordem de centenas de gigabits por segundo.
Isso acarreta grandes custos com banda passante. Atualmente, estima-se que custo mensal do Youtube com banda passante seja maior que um milhão de dólares.
A transmissão de vídeo encontra nas redes par a par uma alternativa para os diversos problemas de escalabilidade e qualidade de serviço que encontra.
Nas redes par a par, cada usuário torna-se também um fornecedor do vídeo que está assistindo. Portanto, quando maior o número de usuários, maior a capacidade e a eficiência da rede.
Nessa seção, será aprofundada a transmissão de fluxo contínuo de vídeo em redes par a par. Primeiramente, descreveremos a arquitetura de uma rede par a par direcionada à transmissão de vídeo. Explicaremos como funciona a rede, expondo sua dinâmica e gerenciamento próprios. Exporemos as principais questões de segurança e os desafios da transmissão de vídeo em redes par a par.