2.1 Transmissão de Vídeo na Internet
A transmissão de vídeo na Internet através de fluxo contínuo de vídeo (streaming) permite que o usuário assista ao vídeo em tempo real. Além disso, não é necessário aguardar todo o tempo de recebimento da integralidade do vídeo para assisti-lo. Assim que a conexão é estabelecida e os primeiros quadros de vídeo começam a chegar ao destinatário, este pode começar a assistir ao vídeo.
Os principais problemas relacionados à transmissão de fluxo contínuo de vídeo residem no grande volume de dados que devem ser transmitidos com baixa tolerância a atrasos.
Os sistemas de armazenamento e transmissão de vídeo na Internet podem ser agrupados em sistemas de Vídeo sob Demanda e sistemas de Difusão de Vídeo.
Vídeo sob demanda
No processo de Vídeo sob Demanda, os vídeos ficam armazenados e disponíveis para a visualização durante todo o tempo. Os usuários escolhem quais vídeos desejam assitir e quando.
Sistemas de vídeo sob demanda são largamente utilizados na Internet hoje. Dentre eles, o mais famoso é o Youtube, o qual recebe mais de 20 milhões visitas por dia.
Nesses sistemas, devido aos vídeos ficarem disponíveis para o usuário, é possível avançar ou retroceder no vídeo, recomeçar ou parar a exibição, pois os vídeos estão prontos e basta o usuário pedir.
O processo de exibição é similar a assistir um DVD.
O controle da exibição pode ser feito através de downloads, como é usado no Youtube, ou de um protocolo de controle como o RTCP.
No caso de sistemas que realizam o download do arquivo, o usuário executa as funções de controle no arquivo que está no seu computador.
Já os softwares que utilizam protocolos de controle, podem requisitar na Internet as mudanças realizadas pelo usuário na exibição do vídeo. Por exemplo, se um usuário deseja avançar no vídeo, o protocolo de controle requisita apenas a parte mais a frente do vídeo, dispensando a transmissão de um trecho do vídeo.
Difusão de Vídeo
Nos sistemas de difusão de vídeo, o usuário deve assistir aos vídeos enquanto eles são transmitidos. Ele deve se conectar a algum canal de transmissão de vídeo e receber os programas em exibição naquele momento.
Durante a última Copa do Mundo, o serviço de transmissão de vídeo na Internet da emissora Globo recebeu 72 mil visitas no jogo entre Portugal e França, demonstrando grande potencial da transmissão de TV na Internet.
Pela configuração da transmissão, os vídeos não podem ser avançados, retrocedidos ou pausados. Contudo, alguns tocadores possuem mecanismos que simulam as funções de retroceder e pausar, através da gravação no disco local do usuário. Mas jamais é possível avançar, pois o vídeo ainda não foi transmitido.
Assim, o processo é semelhante à exibição de televisão.