Aplicações

 

O desenvolvimento das tecnologias GPS atendeu apenas necessidades militares inicialmente, mas rapidamente as aplicações civis surgiram e atualmente podemos encontrar esta tecnologia auxiliando profissionais de diversas áreas.

  1. O GPS em aplicações militares
    A informação precisa sobre a posição global dos soldados norte americanos tornou as operações militares muito mais fortes e destruidoras dando uma vantagem enorme sobre seus adversários.
  1. O GPS na topografia
    A tecnologia GPS possibilitou na área topográfica talvez o maior número de aplicações, tais como a medição precisa de terrenos, o desenvolvimento de sistemas cartográficos computacionais muito mais funcionais e precisos, o levantamento de mapas de altitudes, medição de ângulos, além de muitas outras.
  1. O GPS e os transportes
    Para os usuários comuns a tecnologia GPS veio auxiliar muito na navegação de automóveis traçando as melhores rotas a serem percorridas, procurando locais desconhecidos, etc.
    Já na navegação aérea e marítima a tecnologia proporcionou fortes mudanças permitindo, por exemplo, que aeronaves sejam guiadas automaticamente desde a decolagem até a aterrissagem.
  1. GPS até nos esportes
    Na área dos esportes o GPS também é muito útil, pois em esportes de longas distâncias pode auxiliar no registro de recordes e na apuração dos resultados. São muito utilizados nas corridas de automóveis, balões, barcos e aviões.
  1. Segurança a partir de GPS
    A tecnologia GPS auxilia na recuperação de carros, celulares e outros bens roubados se equipados com um dispositivo GPS. Além disso o GPS também é útil no monitoramento de veículos de transporte de produtos de altos valores, para evitar que estes veículos sejam desviados das rotas.
  1. Softwares de auxílio
    Existem diversos softwares que trabalhando em conjunto com equipamentos gps, estes softwares tem uma enorme utilidade pois combinam informações como posição global, velocidade e aceleração sobre a Terra com algoritmos complexos, podendo fazer diversas aplicações ficando limitado apenas pela imaginação do desenvolvedor.