1.1 Histórico
     A Internet é um conglomerado de diversas redes, que compartilham informações através do uso dos mais diversos protocolos. O mais famoso destes é o TCP, ou Transmission Control Protocol, criado em 1974. Nessa época, as redes existentes eram em sua maioria, se não totalidade, cabeadas e, portanto, não apresentavam atrasos muito longos ou desconexões, a não ser em casos específicos de erros e problemas técnicos, para os quais o TCP foi apropriadamente adaptado. A pilha de protocolos TCP/IP era, então, flexível, eficiente e robusto para as redes existentes na época.
     Com o passar das décadas, as redes foram adquirindo enorme importância em nossas vidas e foram surgindo topologias completamente diferentes das topologias da década de 70. Um importante exemplo é o surgimento das redes sem fio, que cada vez mais assumem um caráter importante e presente em nossas vidas. Atualmente, dependemos da Internet para a realização de compras e trabalhos, dentre outros.
     No entanto, alguns problemas relativos a problemas técnicos, como atrasos longos demais ou desconexões constantes, surgiram e não podem ser solucionados com a utilização da pilha de protocolos TCP/IP, pois este torna-se inadequado.