3. Uma Analogia Para Antenas
Para uma noção intuitiva de uma um sistema de antenas funciona, imagine-se de olhos fechados e converse com alguém enquanto ele caminha pelo quarto. Você perceberá que você é capaz de determinar a sua localização, mesmo sem ser capaz de vê-lo, pelas seguintes causas:
    • Você ouve o locutor através de seus ouvidos, seus sensores acústicos.
    • A voz chega a cada ouvido em tempos diferentes.
    • Seu cérebro, um processador de sinal especializado, realiza um grande número de cálculos para correlacionar às informações e computar a localização do locutor.
    • Seu cérebro também adiciona a força do sinal de cada ouvido, para que você perceba o som em uma única direção sendo duas vezes mais alto que tudo mais.

Antenas inteligentes fazem a mesma coisa, usando antenas ao invés de ouvidos. Como resultado, oito, dez, doze ouvidos podem ser utilizados para ajudar a refinar e aumentar a informação do sinal, Além disso, porque as antenas podem falar e ouvir, um sistema de antenas inteligentes pode mandar sinais na mesma direção que ele veio. Isso significa que a antena não só pode ouvir dez, doze vezes mais alto, como também pode falar mais alto também.

Indo um passo além, se alto- falantes adicionais se juntarem, seu processador interno de sinal poderia também diminuir a interferência de ruído e alternar o foco de uma conversa por vez. Assim, antenas inteligentes têm uma habilidade similar de diferenciar som desejado e som não desejado.