6. Swtched Beams
Sistemas de antenas switched beam formam múltiplos raios fixos com uma sensibilidade aumentada, em direções particulares. Estes sistemas de antenas detectam a força do sinal, escolhendo um dos vários predeterminados raios fixos e mudam de um feixe para outro com o movimento do celular em todo o sector. Em vez de moldar a antena direcional com o padrão de propriedades físicas e concepção de um único elemento (como uma antena setorizada), sistemas switched beans combinam as saídas de várias antenas de forma tal a formar finamente setorizados(direcional) raios com uma maior seletividade de espaço do que pode ser alcançado com a abordagem convencional, de apenas um elemento.

graphic
Figura 3. Padrão de Cobertura de Antenas Switched Beam.
graphic

Figura 4. Um sistema de quatro raios.

Num certo sentido, uma antena switched-beam é uma extensão da antena setorizada convencional em que ele divide um setor em vários microsetores. Portanto, empregando sistema de antenas switched-beam é o jeito mais fácil de atualizar os sistemas existentes, que empregam antenas de setores de 120 °. No entanto, antenas switched-beam também têm seus inconvenientes.

Antenas switched-beam não suportam multipath. Além disso, a potência do sinal do terminal móvel decai muito quando o terminal móvel vai para a margem de um feixe ou o espaço entre dois feixes. Por outro lado, devido à incapacidade de distinguir um usuário desejado de interferencia, antenas switched-beam não são eficazes no combate contra o CCI. Se um forte sinal está interferindo no centro de um feixe selecionado o usuário desejado e é afastado do centro do feixe que, a interferência sinal pode ser melhorada muito mais do que o desejado sinal.