2.3 Autenticação por minúcias
Autenticação pelas minúcias

Existem modos para a implementação a identificação de minúcias. Duas impressões digitais são consideradas da mesma pessoa se elas apresentarem semelhanças suficientes. Não é necessário que todas as minúcias em numa impressão tenham que estar presentes na outra. É difícil as mesmas minúcias em impressões do mesmo dedo, retiradas em situações diferentes, porque algumas minúcias dependem de eventuais deformações que existem durante o processo de aquisição. Ou o dedo pode ter degradações, com cortes, ou queimaduras alterando significativamente as suas minúcias. Um resultado da fase de verificação é um valor de comparação, normalmente um número entre 0 e 1 (ou 10 e 100). Quanto maior o valor, mais correta foi a comparação. Esta pontuação de comparação é então sujeita a um limite, definido pelo usuário. Se o resultado for maior que o limite, o resultado é dito como verdade (ou 1) indicando uma verificação correta, caso contrário, a comparação é rejeitada e o resultado é falso (ou 0). Este limite pode ser escolhido para ser mais elevado para conseguir uma maior confiança no, mas o preço a pagar por isso é um maior número de falsas rejeições. Inversamente, o limite pode ser escolhido baixo a fim de reduzir o número de falsas rejeições, mas o preço a pagar, neste caso, é um maior número de falsas aceitações.
O usuário tem o controle de apenas um parâmetro, o limite, para a maioria dos produtos comerciais. Este procedimento de personalização é chamado de ajuste back-end, porque a pontuação é calculada primeiro e um limite pode ser escolhido depois para determinar o resultado. Existem sistemas que, além de oferecer ajuste back-end, oferecem ajuste front-end também. Isto permite ao usuário ajustar alguns dos valores de parâmetro antes da pontuação ser calculada, e ajustar o limite depois. Sistemas com ajuste front-end oferecem mais versatilidade na obtenção dos melhores resultados para diferentes condições, mas são mais complexos para o usuário ajustar. Esta é a razão pela qual, para a maioria dos sistemas, o vendedor oferece os melhores valores de parâmetro front-end e o usuário tem o controle apenas do limite através do ajuste back-end.


Detecção das minúcias
Considerando que as rugas podem ser definidas por um conjunto de linhas com espessura de um pixel, a detecção de minúcias resume-se a procurar determinados padrões sobre essas linhas.
A imagem abaixo mostra como o processo de detecção de minúcias funciona. Primeiramente é feito a binarização da imagem, em seguida realiza-se o thinning da imagem de modo a obter as linhas com espessura de um pixel e por fim detectam-se as minúcias.

graphic

Abaixo está descrito o algoritmo de detecção de minúcias:
graphic



















                Original Binarizada

graphic 
graphic graphic


               Thinning                        Detecção da minúcias

graphic graphic


Porém as únicas minúcia utilizadas na comparação serão as que estão na região de interesse, a qual se define como a área em torno do ponto de referência. Ou seja, todos os pontos em que a distância ao ponto de referência é inferior a 100 pixels.

graphic



As minucias extraídas são guardadas na seguinde estrutura de dados:


graphic

Para finalizar a comparação, é feito o alinhamento das estruturas de dados da minúcias do banco de dados com a do usuário.