1.2 O que é biometria?
“Biometria, s. f. Doutrina científica e estatística, que tem por objeto a mensuração dos seres vivos(...)”.
Segundo a definição acima, retirada de um dicionário, biometria é a ciência que mede os seres vivos. Esta definição está correta mas, para nossos estudos, é insuficiente. Portanto, precisaremos redefinir o que é biometria para prosseguir com este trabalho.
Claro que esta redefinição não é uma exclusividade deste breve estudo, mas sim uma adaptação que se fez necessária ao longo do desenvolvimento desta ciência que é a biometria.
Pode-se dizer, com ampla aceitação, que biometria é a mensuração e o estudo estatístico das características físicas e comportamentais dos seres vivos. Em especial, em nosso caso, dos seres humanos. Esta definição é bastante útil e prática para o estudo da biometria nas áreas das ciências de tecnologia, como a computação.
Além disto, o estudo biométrico tem o claro objetivo de verificar diferenças que identifiquem unicamente os seres. Em outras palavras, a intenção é que as características observadas sejam únicas para cada ser.
Para a utilização de biometria no reconhecimento, deve-se realizar um processo que consiste basicamente de quatro passos:
  1. Captura: nesta etapa do processo ocorre a aquisição do dado biométrico desejado. Esta captura é feita de forma analógica, ou seja, existem, teoricamente, infinitas possibilidades para os dados de entrada nesta fase.
  2. Conversão: a segunda etapa consiste em passar os dados coletados do mundo analógico para o formato digital.
  3. Padronização: esta etapa é onde, basicamente, faz-se a busca por padrões, detalhes significativos, características únicas. É onde se encontra o dado que será de fato gravado.
  4. Comparação: a última etapa simplesmente compara o dado que está sendo posto à prova com o dado armazenado, a fim de estabelecer se o elemento comparado é igual ao original.
Antes de ser realizada a comparação, é necessário que o dado seja cadastrado no sistema. Para isto, são realizadas apenas as três primeiras etapas do processo anterior.
Como exemplos de dados biométricos a serem analisados, podemos citar: impressão digital, íris, retina, veias da palma da mão, face, voz, geometria da mão, ritmo da digitação, odores e reconhecimento de assinaturas. Para este trabalho, será desenvolvido o último destes exemplos.