1. Introdução

     As VANETs  - Vehicular Ad-hoc Newtorks - vêm se erguendo como um dos assuntos mais pesquisados nas propostas mais recentes na área de redes.
     As VANETs, da forma como vêm sendo propostas, têm aplicações com potencial suficiente para justificar um bom investimento em pesquisa e desenvolvimento, particularmente existe um grande foco no uso de VANETs como um mecanismo de segurança ativo.
     Em Outubro de 2002, a FCC (Federal Communications Commission) reservou 75MHz do espectro de frequências para melhorar a segurança, eficiência e comforto nas estradas.
     As VANETs tem muitas opções para a forma como serão implementadas, e possivelmente a forma escolhida não será global, mas sim a que melhor se adapta a cada região.
     VANETs envolvem alguns protocolos principais e mais promissores, como o DSR, o VTIP e o 802.11p. Mas outras tecnologias como WiMax, RFID,hotspots Wifi, GPS e broadcast terrestre, entre outros.
     Como veremos ao longo deste trabalho, estão previstos benefícios para segurança das estradas, para o benefício do meio- ambiente, bem como para a informação e entretenimento dos condutores. Há mais do que isso, no entanto, espera-se ver um aumento nas vendas de automóveis uma vez que as VANETs forem suportadas pelo fabricante.