Redes P2P


Nossa meta com este trabalho é proporcionar à turma uma visão geral das cada vez mais importantes redes ponto-a-ponto, compreendendo conceitos a ela intrínsecos, exemplificando cada um de forma clara e sucinta, citando e discutindo o emprego e adequação de cada uma de acordo com cada necessidade, bem como os motivos pelos quais uma tornou-se obsoleta dando lugar à ascensão da outra.

Ainda na abertura, conceituaremos as tão difundidas (porém pouco conhecidas de fato) redes Peer-to-Peer (ou, em Português, Par-a-Par ou Ponto-a-Ponto), bem como as razões de seu sucesso. Julgamos importante, também neste item, criar um sub-item que as contextualizasse no cenário atual. Para isso, escrevemos seu histórico. Nele, esclarecemos todo o desenrolar dos fatos, desde sua eclosão até os dias de hoje.


Em seguida, mostramos as três arquiteturas mais difundidas neste cenário e que serão mencionadas em diversas explicações posteriores a medida que a apresentação avançar.Para ilustrá-las, citamos também um protocolo que se enquadre em cada uma delas.


Na análise de casos, deparamo-nos com um problema: o tempo de apresentação. Isto fará com que detalhemos cada um deles melhor no trabalho escrito que em sala.Porém, faremos o que for necessário para otimizar o volume de informação na medida certa, de acordo com o tempo que dispomos.


Após todas estas explicações serem dadas, já poderemos falar sobre a Plataforma JXTA, que é aquela que elegemos dentre outras da mesma categoria (devido a algumas características interessantes que serão posteriormente explicitadas) com o propósito de favorecer a evolução das redes P2P, assim como suas camadas e falhas.


Trataremos então do tema “Segurança e Aspectos Legais”, que também é de fundamental importância para cada emissor-receptor de dados, expondo a que tipo de riscos um usuário está sujeito ao aderir a este inovador conceito de compartilhamento de informação, e também as controvérsias dessas redes perante a lei e aqueles que sentem-se prejudicados pela difusão desenfreada de documentos sujeitos a direitos autorais.


Por término, discorreremos a respeito do que pensamos das redes peer-to-peer comparativamente com outras tecnologias do ramo, não deixando de abordar também o que imaginamos que ocorrerá com a tecnologia num futuro próximo.