6. Conclusão

    Hoje, muitas aplicações virtuais de grande importância usam redes P2P, para troca de arquivos e para chat, como msn, eMule, sistemas de controle remoto de computadores, como por exemplo ssh. Vendo de uma forma abrangente, as redes P2P vieram não só para ficar mas para trazer um novo conceito de interação interpessoal através da internet. Como ilustração, temos o sistema de voz sobre IP (VoIP, Skype, etc).
    Embora este sistema tenha tudo para ser muito bem sucedido no futuro, como já está o sendo hoje, é ainda muito complexo para ser implementado de forma confiável, segura e controlável, já que não há um ponto centralizador. Assim, podemos desconfiar que não substituirá o sistema cliente-servidor, pois este, além de ser bastante estável, isto é, a possibilidade de dar erro é muito pequena, salvo quando o número de conexões é muito grande, e mesmo assim, ainda é mais seguro que o sistema ponto-a-ponto.
    Com isso, vemos a necessidade de investir em pesquisas nesse sistema, para que os problemas atuais possam ser corrigidos e, possivelmente em um futuro nao muito distante, termos uma internet ponto-a-ponto.