2. Serviços de localização
  A maioria dos algoritmos de roteamento geográfico, assume que os nós conhecem sua localização geográfica.
  A localização geográfica de um nó pode ser realizada de duas maneiras diferentes, medidas diretas ou indiretas.
  Nos serviços de localização direta, o nó conhece sua posição, sem depender dos nós vizinhos, isso pode ser feito, principalmente, através do uso do GPS.
  O GPS é uma técnica precisa de localização, porém em caso de redes densas, como redes de sensores, isso elevaria em muito os custos, pois o GPS é uma técnica de alto custo em termos financeiros. Além disso, o GPS possui uma seria restrição, ele funciona apenas em ambientes outdoor e que possua grande visibilidade do céu, o que restringiria seu uso no interior de edifícios ou locais com vegetação densa.
  Nos serviços de localização indireta, o nó descobre sua localização baseada na localização dos seus vizinhos. Isso pode ocorrer com a utilização de diversas técnicas, como por exemplo, através da força do sinal recebido, através do tempo de atraso ou através de triangulação.
  O principal problema das técnicas de localização indiretas é a imprecisão da medida, justamente por necessitar de informações de outros nós para saber sua própria localização, compartilhando a incerteza da localização dos nós vizinhos.
  Outra questão importante que diz respeito à localização é, como saber a localização geográfica de seu destinatário?
  Isso pode ser feito de diversas maneiras como, armazenar a localização de todos os nós, inundação ou servidores de localização .
  Armazenar a localização de todos os nós e utilizar inundação para descobrir a localização do destinatário são técnicas praticamente inviáveis em ambiente com muitos nós, ambas as técnicas reduzem em muito a escalabilidade, principal proposta do roteamento geográfico.
  Os servidores de localização, como o GLS, representa uma solução escalável para a localização dos nós destinos. Alguns servidores fixos, que tem sua localização conhecida, armazenam a posição dos nós que possuem o servidor dentro do seu alcance.Poucos servidores são necessários para mapear uma rede.