A maioria dos algoritmos de roteamento geográfico, assume que os nós
conhecem sua localização geográfica.
A localização geográfica de um nó pode ser realizada de duas maneiras
diferentes, medidas diretas ou indiretas.
Nos serviços de localização direta, o nó conhece sua posição, sem depender
dos nós vizinhos, isso pode ser feito, principalmente, através do uso do GPS.
O GPS é uma técnica precisa de localização, porém em caso de redes
densas, como redes de sensores, isso elevaria em muito os custos, pois o GPS é
uma técnica de alto custo em termos financeiros. Além disso, o GPS possui
uma seria restrição, ele funciona apenas em ambientes outdoor e que possua
grande visibilidade do céu, o que restringiria seu uso no interior de edifícios
ou locais com vegetação densa.
Nos serviços de localização indireta, o nó descobre sua localização baseada
na localização dos seus vizinhos. Isso pode ocorrer com a utilização de
diversas técnicas, como por exemplo, através da força do sinal recebido,
através do tempo de atraso ou através de triangulação.
O principal problema das técnicas de localização indiretas é a imprecisão
da medida, justamente por necessitar de informações de outros nós para
saber sua própria localização, compartilhando a incerteza da localização dos
nós vizinhos.
Outra questão importante que diz respeito à localização é, como saber a
localização geográfica de seu destinatário?
Isso pode ser feito de diversas maneiras como, armazenar a localização de
todos os nós, inundação ou servidores de localização .
Armazenar a localização de todos os nós e utilizar inundação para
descobrir a localização do destinatário são técnicas praticamente inviáveis
em ambiente com muitos nós, ambas as técnicas reduzem em muito a
escalabilidade, principal proposta do roteamento geográfico.
Os servidores de localização, como o GLS, representa uma solução escalável
para a localização dos nós destinos. Alguns servidores fixos, que tem sua
localização conhecida, armazenam a posição dos nós que possuem o servidor
dentro do seu alcance.Poucos servidores são necessários para mapear uma
rede.