3.1 Geographic Forwarding
    Geographic forwarding, também conhecido como método guloso, é o protocolo de roteamento geográfico mais simples, ele funciona como se fosse um vetor de distancia geográfico. Ao receber um pacote, o nó reenvia esse pacote para o vizinho mais próximo do destino. No entanto isso pode levar o pacote a locais sem saída (dead-ends), ou seja nós mais próximos do destino, mas que não tenham vizinhos. Como mostrado na figura abaixo, onde o nó X está mais perto da origem, porém não possui nenhum vizinho mais próximo da origem do que ele próprio, por isso não consegue encontrar um caminho, apesar dele existir, o esse ítem é explicado também no apêndice C.
graphic
Dead End (extraído de [6] com permissão do autor)

    Todos os nós, periodicamente, enviam a todos os seus vizinhos, uma mensagem de “HELLO”. Essa mensagem contém todos a localização do nó emissor, sua velocidade e todos os seus vizinhos. Dessa maneira, o nó que receber essa mensagem saberá todos os nós alcançáveis em até dois saltos.
    Essa medida diminui a chance de ocorrer uma situação sem saída, porém caso ocorra uma situação sem saída esse protocolo simplesmente envia uma mensagem de erro.