Voltar | Home | Avançar


4.0 Arquitetura WAP 2.0 

No início do ano de 2002, mais precisamente em Janeiro, o WAP Fórum disponibilizou sua mais recente versão do protocolo WAP. Motivado principalmente pelas expectativas não atingidas da versão 1.x, esta atualização trouxe várias modificações, sendo duas principais: 

- Suporte ao padrão de comunicação da Internet, como aos protocolos IP, TCP e HTTP, permitindo à rede sem fio utilizar as tecnologias comprovadamente eficientes da Internet; 

- Interoperabilidade da pilha de protocolos WAP com as novas tecnologias de portadoras de alta velocidade:

    ->General Packet Radio Service (GPRS);

    ->W-CDMA e CDMA2000 3XRTT da tecnologia Third Generation Cellular (3G).         

Vale ainda apresentar a introdução do suporte ao formato de imagens PNG (Portable Network Graphics). Apesar de restrito a alguns browsers isto possibilitou uma visualização mais agradável de imagens e fotos. 

Esquema de protocolos e níveis WAP 2.0. Extraída do trabalho [5] em http://www.wapforum.org/what/WAPWhite_Paper1.pdf


 4.1 WP-HTTP - Wireless Profiled HTTP           

Com a introdução desta nova camada de sessão, toda a comunicação feita desde o WAP Device, passando pelo WAP Proxy até o WAP Server segue o modelo de transação HTTP request/response.

Também foi adicionado o suporte a compressão do corpo das mensagens das respostas e criaram-se “túneis” seguros.


 4.2 TLS – Transport Layer Security           

Através da incorporação de diversas tecnologias de segurança, essa camada permite o suporte ao tunneling ponto a ponto na camada de transporte.


4.3 WP-TCP - Wireless Profiled TCP           

Provê serviços “orientado a conexão” (connection-oriented), sendo otimizado para permitir total compatibilidade com os protocolos padrões TCP usados na Internet.


4.4 Dual WAP

 

Independência das pilhas de protocolos WAP 1.x e WAP 2.x. Extraída do trabalho [5] em http://www.wapforum.org/what/WAPWhite_Paper1.pdf

É relevante lembrar que a implementação do WAP 2.0 não sobrepôs a versão anterior, uma vez que sendo uma tecnologia nova, deve ser compatível com a precedente de modo a permitir uma mudança gradual.

Assim, o WAP 2.0 tem a característica de ser totalmente independente da versão 1.x, permitindo aos dispositivos e às aplicações operar em ambas as pilhas de protocolos, sem interferência. Um exemplo de ocorrência disto é a mudança entre as diferentes áreas de cobertura as quais os celulares são impostas, como em viagens.


Voltar | Home | Avançar