Voltar | Home | Avançar

 


 

6.0 Usuários WAP no Mundo

 

Números de usuário WAP em GSM e TDMA. Extraída do trabalho [6] em http://www.ericsson.com/ericsson/corpinfo/publications/review/2000_01/files/2000012.pdf

 

Quando da ocasião de seu lançamento, a suíte de protocolos WAP 1.0 gerou grandes expectativas em todo o mundo, principalmente nos E.U.A., como pode ser evidenciado no gráfico acima produzido no ano de 1998 (ano de implantação).

 

Infelizmente, alguns fatores contribuíram para o reduzido sucesso obtido pelo WAP. O principal deles é o distanciamento da WWW, uma vez que não fazia uso dos protocolos HTTP, TCP/IP e da linguagem HTML. Os usuários esperavam um desempenho semelhante ao vivenciado em seus PC’s, mas o que se viu foi acesso apenas ao conteúdo nativo WAP e Web-to-WAP.

 

Outro ponto de descontentamento com a tecnologia era o sistema de tarifação. Nos primeiros dispositivos móveis que possuíam essa tecnologia, o sistema de cobrança era feito por tempo de acesso, e não pelo tráfego de dados. Assim, era o usuário que era penalizado por possíveis lentidões durante a navegação.

 

A introdução do WAP 2.0, em 2002, permitiu o uso das novas tecnologias portadoras como o GPRS e o CDMA2000, o que trouxe um significativo aumento na taxa de transmissão. Aliado a isto, o novo método de tarifação, agora realizado pela quantidade de dados trafegados, trouxe novo fôlego a pioneira tecnologia. Isto pode ser evidenciado nos gráficos abaixo, que demonstram o acentuado crescimento do WAP 2.0 no recente ano de 2005.

 

Taxa de Crescimento do WAP 1.x (EUA). Extraída do trabalho “M:Metrics: WAP Statistics” em

http://mmaglobal.com/modules/wfsection/print.php?articleid=87

 

Taxa de Crescimento do WAP 2.x (EUA). Extraída do trabalho “M:Metrics: WAP Statistics” em

http://mmaglobal.com/modules/wfsection/print.php?articleid=87

 


 

Voltar | Home | Avançar