3.2.1 Arquitetura SIP
Agora falaremos sobre os elementos que formam a arquitetura SIP, os quatro principais componentes dessa arquitetura são os SIP User Agent, SIP Proxy Server, SIP Redirect Server e SIP Registrar Server. “Estes três elementos trabalhando em conjunto em uma rede IP formam uma rede SIP” [4]:
    • SIP User Agents- É a entidade do SIP que interage com o usuário. Possui a capacidade de enviar e receber requisições, assim, ele pode agir tanto como cliente(UAC), enviando requisições e recebendo respostas, ou como servidor(UAS), enviando respostas e recebendo requisições.
    • SIP Proxy Servers- É um tipo de servidor intermediário do SIP, que atua também como cliente e servidor, recebendo as requisições e passando adiante para servidores mais próximos do destino. Existem dois tipos de servidores Proxy, o Stateful Proxy Server e o Stateless Proxy Server. O Stateful Proxy Server mantem o estado das transações e permite dividir a chamada (Fork) para múltiplos servidores na tentativa de localizar o usuário, dessa maneira ele cria uma árvore de busca, possuem maior confiabilidade, capacidade de computar o gasto do cliente e utilizam protocolo TCP. O Stateless Proxy Server não armazenam o estado da transação apenas envia adiante as requisições e as respostas, possuem maior velocidade, porem menos confiabilidade e incapacidade de computar gastos do cliente.
    • SIP Redirect Server- É um tipo de servidor SIP, que responde ao pedido do UA fornecendo o nome e a localização do usuário, esse servidor não reencaminha os pedidos.
    • SIP Registrar Server- Servidor que armazena registros sobre usuários, fornecendo um serviço de localização.