2. A pilha de protocolos

O padrão IEEE 802.16 define uma camada física para sistemas em operação nas bandas entre 10 e 66 GHz, uma subcamada de controle de acesso ao meio (subcamada MAC), além das subcamadas de convergência. A pilha de protocolos deste padrão é ilustrada na figura 2.1. A estrutura geral é semelhante às outras redes 802, exceto pelo maior número de subcamadas.


Figura 2.1: A pilha de protocolos do IEEE 802.16

A subcamada inferior da camada física lida com a transmissão de bits. A subcamada de convergência de transmissão tem a função de isolar a transmissão física das diferentes tecnologias da camada de enlace de dados.

Como mostrado anteriormente, o padrão 802.16a possibilitará a operação nas bandas entre 2 e 11 GHz, o que é uma tentativa de aproximação com o padrão 802.11.

A camada de enlace de dados é dividida em três subcamadas. A subcamada de segurança é responsável pela autenticação, criptografia, descriptografia e gerenciamento de chaves. A parte comum da subcamada MAC contém os principais protocolos, como o de gerenciamento de canais. A subcamada de convergência de serviços específicos define a interface para a camada de rede.

As camadas física e de enlace de dados serão analisadas em maior profundidade a seguir.

Seção anterior | Próxima seção