6.4 Redes de TV a Cabo
A enorme capacidade de transmissão permitida pelas fibras tem motivado a contínua implantação de sistemas de transmissão de vídeo por fibras óticas.
Até o final da década de 80, os sistemas de TV a cabo eram compostos de longas cascatas de amplificadores. Quando a transmissão óptica analógica tornou-se viável, as cascatas foram reduzidas pelo uso de fibra óptica para transportar os sinais até aproximadamente 2/3 do seu trajeto, na metade da década de 90, a antiga cascata tinha se tornado um nó de fibra para recepção de sinais ópticos, com um número limitado de amplificadores na seqüência. As redes ficaram conhecidas como HFC (Hybrid Fiber Coax).
A aplicação de fibras óticas em redes de CATV tem sido orientada principalmente para a substituição dos cabos troncos CATV que transportam vários canais de vídeo entre centros de distribuição numa área geográfica ou entre uma estação (antena) de recepção via satélite e o centro de controle de distribuição de vídeo.
O uso de fibras óticas em redes CATV para uma distribuição de vídeo multiponto tende para uma convergência de soluções com as redes RDSI-BL.