7.1 Rede Sigma
A rede integrada SIGMA (Service Integrated Multilooped Architecture) é uma rede local com fibras óticas desenvolvida pela Hitachi, no Japão, a fim de atender aplicações na automação de ambientes de escritórios, fábricas e laboratórios.
Apresenta-se em uma estrutura em anel. Esta rede integra transmissão de voz e dados dentro de uma capacidade de transmissão total de 32 Mbps.
A confiabilidade da sub-rede é conseguida através da duplicação do anel ótico e de um mecanismo automático de isolação e desvio de nós de comunicação em pane.
A rede SIGMA oferece três tipos de serviços básicos para suportar a transmissão de voz e dados:
    • Comutação de circuitos;
    • Comutação de pacotes;
    • Circuitos dedicados.
Estes serviços são implementados através da técnica TDMA, em torno de um quadro de transmissão de duração igual a 125 microssegundos, o que é equivalente a 4 kbits ou ainda 400 canais TDM de 10 bits cada.
     Os canais TDM da rede SIGMA são classificados e agrupados de acordo com a sua utilização em: área de sincronização, área de comutação de circuitos e área de comutação de pacotes. Cada canal (10 bits) na área de comutação de circuitos permite suportar uma conversão telefônica a 64Kbps (8 bits PCM) simultaneamente com transmissão de dados até 16 Kbps, sendo a capacidade restante utilizada sincronização (1 bit), sinalização (1 bit) e reserva (2 bits).