1. Introdução
A crescente evolução da tecnologia da transmissão por fibras óticas tem influenciado bastante a concepção e a realização de novos sistemas de comunicações.
As características de capacidade e qualidade de transmissão tornam as fibras óticas (FO) bastante atrativas em aplicações teleinformáticas dentre as quais destacam-se as redes de computadores. Sendo a rede ótica, nada mais que uma rede de computadores, onde o meio de transmissão é a fibra ótica.
As redes óticas possuem algumas vantagens em relação aos outros tipos de redes (ex.:redes com cabos coaxiais) sendo algumas características das a serem destacadas:
  • Banda passante

A transmissão por fibras óticas é realizada em freqüências óticas portadoras na faixa espectral de 1014 a 1015HZ.
  • Perdas de transmissão muito baixas

Apresenta perdas de transmissão baixas, na ordem de 3 a 5dB/km de atenuação. Portanto, é possível implantar sistemas de transmissão à longa distância com espaçamento razoavelmente grande entre os repetidores, o que diminui o custo e a complexidade.
  • Imunidade a interferências e ao ruído

Por serem compostas de material dielétrico, as fibras óticas, não sofrem interferências eletromagnéticas.
  • Isolação elétrica

O material dielétrico que compõe a fibra ótica oferece uma boa isolação, portanto não possui problemas de aterramento.
  • Pequeno volume e peso

Por possuir o diâmetro muito pequeno, a fibra, mesmo encapsulada para proteção, possui peso e volume bastante inferiores aos de cabos metálicos.
  • Segurança da informação e do sistema

Por não irradiar significativamente a luz propagada, qualquer tentativa de captação de mensagens ao longo da fibra é facilmente detectada, uma vez que exige o desvio de grande parte da potência luminosa.