Qualidade de Serviço QoS no wireless broadband

 

A qualidade do serviço (QoS) na transmissão broadband do wireless BWA é através do espaço livre, e é sujeita à atenuação e à distorção por vários motivos tais como a vegetação, os edifícios, a precipitação e os veículos, que se movem e se mudam imprevízivelmente. O padrão 802.16 do IEEE reconhece estes problemas e inclui mecanismos para fazer as ligações robustas para sistemas de  BWA com linha de visão. A linha de visão obstruída e a não transmissão é considerada na emenda do esboço do gigahertz 2-11. Os mecanismos no MAC de WirelessMAN fornecem um QoS diferenciado para suportar as necessidades diferentes de aplicações diferentes. Por exemplo, a voz e o vídeo requerem a latência baixa mas toleram alguma taxa de erro. Pelo contraste, as aplicações genéricas dos dados não podem tolerar o erro, mas a latência não é crítica. O padrão acomoda a voz, vídeo, e outras transmissões de dados de usando características apropriadas no MAC, que é mais eficiente do que fazendo assim nas camadas que estão acima do controle no MAC. Muitos sistemas na década passada envolveram modulação fixa.

A modulação de ordem alta em taxas de dados mais elevadas para oferta dos sistemas requerem as ligações mais eficientes. O novo padrão suporta a modulação adaptável, taxas de dados e a qualidade diferentes eficazmente balançeado à ligação. O método da modulação pode ser ajustado quase instantaneamente para a melhor transferência de dados. A modulação adaptável permite o uso eficiente da largura de banda e de uma base de cliente maior.

O padrão suporta também a freqüência e o duplexing da divisão do tempo (FDD e TDD). O duplexing da divisão da freqüência (FDD), o método do duplexing , foi desdobrado extensamente no telefonia celular. Requer dois canais, um para a transmissão e um para a recepção, com alguma separação da freqüência entre eles. Nos ambientes regularizados onde os pares estruturados de canais não existem, TDD fornece um esquema altamente flexível do duplexing onde um único canal é usado para transmissões de upstream e downstream. Um sistema de TDD pode dinâmicamente alocar a largura de banda upstream e downstream dependendo das exigências do tráfego.

Próxima seção: Conclusão
Seção anterior: Flexível e Escalonável