Perguntas e Respostas

1. Qual a necessidade tecnológica para a implementação de uma WMAN?

Além de uma necessidade de ter mobilidade com os computadores, ter um computador móvel ou até levar o computador pessoal para outro lugar e ainda assim continuar acessando  o serviço de da rede, o que foi atendido pelo desenvolvimento da rede sem fio, a WMAN surgiu para suprir a necessidade de oferecer serviços de voz e internet de alta velocidade  bem como sinais de televisão, além disso uma maneira focalizada de no uso eficiente no uso do espectro de freqüência.

 

2. A estrutura da pilha de protocolos do padrão 802.16 é semelhante à das outras redes, porém como era de se esperar, existe algumas diferenças. Fale qual é a mais notória e como é divida as camadas física e enlace?

A pilha se assemelha porém tem um número maior de subcamadas.

Na camada física, existe a subcamada que refere-se a transmissão e uma subcamada referente a convergência.

Na camada enlace, existe a subcamada de segurança, logo acima a parte comum da subcamada MAC e acima desta encontra-se a subcamada de convergência de serviços específicos.

 

3. Dado o objetivo de produzir um sistema de banda larga, e considerando as restrições físicas. O padrão 802.16 trabalha para utilizar de uma forma eficiente o espectro disponível. Quando se diz respeito a esta última afirmação por que o uso do GSM e do D-AMPS não foi bem sucedido? E quais os 2 esquemas utilizados pelo 802.16?

Porque ambos utilizam bandas de freqüências distintas, mas equivalentes para tráfego de upstream e downstream. Se for pensar no caso da voz, o tráfego provavelmente é simétrico em sua maior parte, porém para o acesso à internet, em geral, existe maior tráfego de downstream do que upstream. Isto faz com que o 802.16 seja mais flexível ao alocar a largura de banda pois ele utiliza dois esquemas que são o FDD (duplexação por divisão de freqüência) e o TDD (duplexação por divisão de tempo).

 

4. Cite Algumas diferenças entre o WMAN(802.16) e o Wireless(802.11).

802.11

802.16

Largura de Banda

54Mbps (11a)

70Mbps

Distância

100m

40Km

QoS

Nenhum

Reforçado centralmente

Cobertura

Optimised for indoor non-line-of-sight (NLOS)

Optimised for outdoor NLOS

Segurança

802.11i

Triple-DES, RSA

Níveis de Serviço

Nenhum

A sustentação múltipla dos níveis diferencia o requerimento da largura de faixa

 

Usuários

Centenas

Milhares

 

5. Afinal, o padrão 802.16 vai pegar?

O que torna a provável implementação e sucesso desse sistema são as inúmeras oportunidades aplicações portáteis ou móveis que esta tecnologia pode proporcionar.

O que também se é notável que os provedores dos serviços de telecomunicações estarão livres dos altos custos de cabeamento para construir uma nova rede, permitindo a eles prover um serviço mais barato e amplo de banda larga em áreas antes inexploradas como uma provavél conseqüência, pelo menos é o que se espera, um serviço acessível a um número maior de pessoas. Além da interoperabilidade e a variedade de serviços suportados pelo 802.16 o que deve garantir a sua rápida adoção, o que justifica o a espectativa de ser a próxima revolução sem fio.

 

 

Seção anterior: Bibliografia