Outros tipos de DSL

As tecnologias apresentadas anteriormente são os tipos de DSL mais comuns. Muitas outras variantes foram desenvolvidas, a maioria obtendo pouco sucesso. Algumas já estão ultrapassadas e não são mais desenvolvidas hoje, outras são proprietárias, mas todas são pouco utilizadas. Entre estas tecnologias, temos:

 

IDSL - ISDN Digital Subscriber Line


Esta tecnologia é bastante similar às linhas ISDN. A codificação de linha utilizada é 2B1Q, a mesma aplicada nas linhas HDSL. A velocidade máxima oferecida é de 144 kbps, a até 5500 m da central. A principal vantagem é permitir o uso do mesmo adaptador utilizado nas linhas ISDN.


HDSL2 - High bit-rate Digital Subscriber Line


O HDSL2 foi desenvolvido para oferecer a mesma velocidade de transferência de dados do HDSL (1,544 Mbps), mas utilizando uma única linha. Apesar disto, esta tecnologia é muito pouco utilizada.


G.SHDSL - Generalized High bit-rate Digital Subscriber Line


Esta tecnologia, bastante recente, oferece um desempenho muito melhor que as tecnologias DSL simétricas mais antigas. Estas linhas causam muito menos interferência crosstalk. A taxa de transferência de dados varia entre 192 kbps e 2,3 Mbps. Esta tecnologia exige o uso de apenas uma linha, mas para um melhor desempenho, pode-se usar duas linhas, aumentando, assim, a distância máxima suportada.

A principal desvantagem é o fato de não permitir o uso simultâneo do telefone. O principal alvo desta tecnologia são as empresas.


VoDSL - Voice-over Digital Subscriber Line

VoDSL é uma tecnologia baseada em vários padrões, que visa o suporte de voz e dados no mesmo circuito DSL. A idéia básica é suportar múltiplas chamadas de voz enquanto simultaneamente suporta uma conexão digital de alta velocidade. Todas as transmissões são totalmente digitais.

Uma instalação VoDSL tipicamente suporta de 16 a 24 chamadas de voz simultâneas sobre um link SDSL a 1,544 Mbps. A banda disponível para a conexão com o computador varia de acordo com o número de chamadas efetuadas no momento, pois cada uma ocupa uma parcela da banda.


CDSL - Consumer Digital Subscriber Line


Esta tecnologia é proprietária, desenvolvida pela Rockwell International. As velocidades oferecidas são menores que o ADSL - até 1 Mbps para download, mas, assim como na tecnologia G.Lite, não é necessário separar os sinais de dados e voz. A distância máxima permitida é a 5500 m da central.


CiDSL - Consumer-installable Digital Subscriber Line


Esta é outra tecnologia proprietária, desenvolvida pela Globespan Technologies Inc. A principal vantagem é o fato de não exigir a separação dos sinais de dados e voz.

 

Anterior

 
Próxima
SDSL Página Inicial
Comparação