5 – CONCLUSÃO, uma visão do mercado

 

 

Os conceitos trazidos pelo MPLS não são completamente novos e, em geral, estão associados a tecnologias e protocolos já desenvolvidos e conhecidos. Seu trunfo e suas aplicações interessantes parecem residir na possibilidade de aproveitar redes e tecnologias legadas para aprimoramento dos serviços oferecidos, com custos relativamente baixos.

Nos últimos anos, a necessidade de desenvolvimento de tecnologias que permitam associar às redes atuais, em maior ênfase à Internet, com critérios de qualidade de serviço, garantias e segurança, têm levado os pesquisadores e investidores a depositar muito de seus esforços nessa área.

Nesse sentido, desde meados da década de 90, já se anunciava o MPLS como sendo um forte candidato a finalmente atender a estas exigências. Grandes companhias do ramo de redes de computadores e, principalmente, de telecomunicações, vêm investindo desde então grandes somas em pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia. Os fornecedores já dispõem de equipamentos comerciais e de produção em larga escala para oferecer ao mercado, e colher os frutos dos seus investimentos.

Entretanto, é importante notar que o MPLS ainda não atingiu sua maturidade completa, nem está pronto para oferecer todos os serviços teoricamente possíveis com o seu uso. Isso nem sempre fica claro quando observamos as apresentações comerciais preparadas pelos fornecedores para clientes ansiosos por revoluções tecnológicas.

Até o momento, os provedores de serviço não investiram grandes somas para adaptar suas redes legadas. Estão agindo de maneira prudente, principalmente tendo em vista a atual crise no setor. As diferenças de padrões utilizados entre fornecedores ainda é intensa, e um investimento errado agora poderia levar a grandes e custosas incompatibilidades no futuro.    

 

Ir para próxima Seção