Introdução

Conceitos Básicos e historico

Email : Protocolos de transferência

Qmail: Arquitetura

Qmail: Instalação

Comparativos entre Servidores de Email (MTA)

Conclusões e Perguntas

Bibliografia

 

 

Em seu relativo pequeno tempo de vida, a Internet cresceu de uma inovação para quase uma necessidade. Com o crescimento da Internet veio o crescimento também das aplicações relacionadas. Dessas, a World Wide Web (WWW) e o email foram os que mais se popularizaram. Atualmente, não é incomum corporações gastarem milhões de dólares no suporte à recursos de Internet para uso externo e interno.

Junto com a corrida corporativa para a Internet, usuários domésticos concentraram-se nos provedores de acesso à Internet (ISPs), procurando por um acesso barato a estes serviços. Não é incomum atualmente verificarmos que existem famílias nas quais cada membro tem seu próprio email e seu sítio.
Para profissionais da computação, o desafio tem sido dar suporte a ânsia por serviços de Internet. Conforme mencionado, muitas grandes corporações gastam milhões de dólares comprando equipamentos e programas para apoiar sua presença na Internet. Infelizmente, muitas pequenas e médias empresas, ISPs e organizações não tem os recursos para comprar e implementar grandes sistemas comerciais.

Para compensar esta situação, muitas pequenas corporações se voltaram ao uso de distribuições grátis de sistemas UNIX. Os sistemas operacionais FreeBSD e Linux, junto com os utilitários da fundação GNU, provêm uma excelente fonte de programas e servidores gratuitos baseados em UNIX, fornecendo serviços para Internet com pequena (quando nenhum) custo.

O ancestral de todas as aplicações gratuitas na Internet é o programa Sendmail, desenvolvido pelo Consórcio Sendmail e também apoiado pela empresa Sendmail, Inc.. O programa Sendmail tem sido submetido a muitas críticas em todo seu tempo de vida. Quando foi lançado, o Sendmail possuía muitos furos de segurança. Estas "características" podiam ser entendidas, já que a Internet era uma rede controlada de algumas universidades e sítios militares. Assim como a Internet, o Sendmail teve sua maturidade. Todos os buracos de segurança foram consertados. Neste processo, infelizmente, o Sendmail se tornou uma aplicação complicada que seria difícil para o administrador de rede de nível médio instalá-lo e mantê-lo.

Para compensar a complexidade do Sendmail, alguns outros poucos pacotes de servidor de email foram criados para a plataforma UNIX. Um destes é o pacote qmail que foi desenvolvido por Dan Bernstein. O objetivo de Bernstein no projeto qmail era criar um pacote de email simples de ser configurado, que fosse eficiente e seguro - três objetivos muito impressionantes. O pacote qmail que Bernstein liberou para o público alcançou todos estes objetivos.

O propósito deste trabalho é ensinar a todos interessados os conceitos básicos, os protocolos, a arquitetura e programas de apoio utilizados pelos servidores de email, principalmente pelo pacote qmail.

>> Proxima

 
Trabalho desenvolvido por Alan Rubin - Redes I - 2001/02 - Prof. Otto C.M.B.D.