Aspectos Técnicos

Espectro de freqüência

O espectro deve ser aberto ao publico sem necessidade de licenças e deve ser disponível em todo a mundo. Felizmente existe a banda ISM (Industrial Scientific Medical), centrada em 2.45 GHz que foi aberta para uso comercial em todo mundo. Nos Estados Unidos essa faixa de freqüência vai de 2400 ate 2483.5 MHz. Na maior parte da Europa a mesma banda esta disponível (na França e na Espanha o local exato da banda difere e ela é um pouco menor). No Japão recentemente a banda de 2400 a 2500 MHz foi alocada para uso comercial.

Imunidade à Interferência

Sendo a banda de freqüência utilizada livre para ser acessada por qualquer transmissor de rádio, imunidade à interferência é um tópico muito importante. A extensão e natureza da interferência em 2.45 GHz não pode ser prevista. Forno de microondas, por exemplo, é uma fonte poderosa de interferência nesta freqüência, mas além de fontes externas é preciso se preocupar também com interferência causada por outros usuários de dispositivos Bluetooth coexistentes.

Imunidade à interferência pode ser obtida através de supressão ou evitando a interferência. Supressão pode ser obtida através de codificação ou espalhamento de espectro, mas para Bluetooth essa não é a alternativa utilizada, pois na prática os ganhos atingidos com a codificação podem não ser o suficiente. Evitar a interferência é uma pratica mais eficiente, na medida em que a banda de 2.45 GHz prove 80 MHz de largura de canal e a maioria dos sistemas de radio são limitados em banda, onde existe uma grande probabilidade de se encontrar uma parte do espectro onde não exista interferência dominante. Uma filtragem no domínio da freqüência causará a supressão da interferência em outras partes da banda de rádio.

Além disso, o sistema precisa ser robusto de forma a corrigir erros na medida em que colisões ou algum outro tipo de interferência podem corromper os pacotes em um ambiente sem fio. Isso pede correções em camadas mais altas acima da camada física. Assim, para o Bluetooth foi escolhido um sistema de reconhecimento (acknowledgement) com pedido automático de reenvio ou Automatic Repeat Request (ARQ). O Bluetooth implementou um sistema de fast-ARQ onde a unidade que envia o pacote é notificada da recepção do mesmo no intervalo RX logo em seguida ao intervalo TX onde o pacote foi enviado (FIG2). A informação de cabeçalho nos pacotes é protegida primeiramente por redundância cíclica e depois um Forward Error Chech (FEC) é aplicado, onde cada bit é repetido três vezes. Para proteção dos dados, vários níveis de redundância são empregados dependendo da aplicação.

FIG2: Exemplo de retransmissão no Bluetooth

voltar  mais  início

pag 2 de 6


Bruno Astuto Arouche Nunes