O aparelho de DVD:

O aparelho de DVD é muito similar ao de CD. Ele tem um leitor ótico que lê as informações através do reflexo do laser nos degraus da superfície do disco . O aparelho de DVD decodifica um filme codificado em MPEG-2, transformando-o em um sinal de vídeo composto padronizado. Ele também decodifica a corrente de áudio e a envia para um decodificador Dolby, onde é amplificada e enviada para as caixas de som.


Lendo um disco DVD:

O aparelho de DVD tem a função de achar e ler as informações armazenadas em forma de degraus na superfície do disco. Considerando que estas irregularidade são muito pequenas, o aparelho tem que ser um equipamento excepcionalmente preciso. O drive consiste de três componentes fundamentais:
  

·        
Um motor para girar o disco. O motor é precisamente controlado para rodar entre 200 e 500 rpm,       contando com que trilha está sendo lida.

·         Um laser e um sistema de lentes para enfocar os degraus no disco e ler as informações nelas contidas. A luz deste laser tem um comprimento de onda menor (640 nanometers) que a luz do laser em um aparelho de CD (780 nanometers).

·         Um mecanismo seguidor capaz de mover o dispositivo de laser de modo que o raio laser possa seguir a trilha espiral. O sistema seguidor tem que ser capaz de mover o laser em resoluções de mícron.

Dentro do aparelho, existe uma tecnologia de computador capaz de transformar os dados em blocos de dados compreensíveis, e enviá-los ao DAC, no caso de áudio ou dados de vídeo, ou diretamente para outro componente em formato digital, no caso de informações ou vídeo digital.

O trabalho fundamental do aparelho de DVD é enfocar o laser na trilha de degraus do disco. O laser pode enfocar tanto no material semi-transparente reflexivo atrás da camada mais próxima, ou, no caso de um disco com camada dupla, através desta camada e sobre o material reflexivo atrás da camada mais interna. O raio laser passa através de uma camada de polycarbonato, depois por uma camada reflexiva atrás desta e então atinge um dispositivo opto-eletrônico, que detecta mudanças na luz. Os degraus do disco refletem luz diferentemente das áreas chatas do disco, e o sensor opto-eletrônico detecta esta diferença de reflexão. A eletrônica no drive interpreta as mudanças na reflexão e assim lê os bits que suprem os bytes de informação.


Figura 6: Funcionamento interno

A parte mais difícil de leitura num DVD é manter o raio laser centralizado na trilha de dados. Esta é a função do dispositivo seguidor. Enquanto o DVD é tocado, o dispositivo seguidor deve mover o laser continuamente no sentido de dentro para fora, partindo do centro do disco. Enquanto o laser vai passando pelas irregularidade do disco sua velocidade vai aumentando. Isto acontece porque a velocidade linear, ou tangencial, que corre nos degraus do disco é igual ao raio do disco vezes a velocidade em que o disco está girando. Assim, como o laser move no sentido de dentro para fora do disco, é preciso que o motor diminua a velocidade de rotação do DVD, de modo que o laser passe pelos degraus em uma velocidade constante, e os dados saiam do disco em uma taxa constante.


Figura 7: Leitura do disco

Uma coisa interessante para notar é que se um DVD tem uma segunda camada, o começo de trilha de dados pode estar no exterior do disco ao invés do interior dele. Isto permite que o aparelho de DVD faça uma transição rápida de uma camada para a próxima, sem uma demora em saída de dados, porque não tem que trazer o laser de volta para o centro do disco para ler a próxima camada.