OUTROS TIPOS DE BARRAMENTOS .

 

O barramento para conexão de memória RAM mais comum nos PCs, atualmente, é compatível com o padrão SIMM (Single In-line Memory Module). Aqui ocorre a primeira diferença que merece atenção. Há o barramento - e correspondente SIMM - de 30 vias e o de 72 vias (número de contatos em cada face do SIMM).
            Evidentemente as 72 vias podem transmitir um mesmo volume de informação na metade do tempo. Por este motivo, os PCs atuais estão adotando este padrão. Isto significa que um 486 DX66 que tem barramento de 30 vias, apesar de possuir um CPU respeitável e passível de atualização, estará em desvantagem com relação a um computador equivalente que possua barramento de 72 vias.

Entre os barramentos controladores de drive, cujo próprio nome explicita sua função, temos o IDE (Integrated Drive Electronics) e o SCSI (Small Computer Serial Interface). O primeiro permite a implementação de até 2 HDs de até 520 MB, é barato e transparente ao usuário (configurado pelo BIOS), mas não suporta tapes e CD-ROMs. A velocidade de transmissão é de 4 MBps nas versões 8 bits, e o dobro em versões 16 bits. Estas restrições do IDE estão sendo superadas pelo Enhanced IDE, que permite o uso de até 4 dispositivos, sejam HDs de até 8.4 GB, CD-ROMs ou tapes, e cuja velocidade de transmissão é de 10 MBps. Já o SCSI tem um barramento dedicado, é mais veloz (existem versões de 5, 10 e 20 MBps), permite a ligação de até 7 dispositivos compatíveis com este padrão, que quando conectados são detec-tados e configurados automaticamente.
Evidentemente, estas vantagens do SCSI têm seu preço.
            Com o advento das interfaces gráficas (por ex., Windows), a transmissão de vídeo passou a ser um sério gargalo nos PCs. Para fazer frente a este problema, surgiram os barramentos locais (local bus), que são uma classe de barramento diretamente vinculado à CPU. Nesta categoria, o primeiro padrão a aparecer, e que é bastante difundido , foi o VESA (Video Electronics Standard Association) Local Bus, ou simplesmente VL-bus. Desenvolvido inicialmente para a conexão de placas controladoras de vídeo, o VL-bus permite a conexão 32 bits de até 3 dispositivos (controla-dores de drives e placas de redes), que necessitam ser configurados por hardware, com velocidade de transmissão de até 66 MBps, e cujo uso está restrito aos personal computers.

Finalmente, e com uma forte tendência de se tornar o novo padrão de fato, temos o barramento PCI (Peripheral Component Interconnect), desenvolvido pela Intel, e já hoje utilizado em PCs topo de linha. O PCI permite velocidades de transmissão de até 66 MBps na versão de 32 bits, e de até 264 MBps na versão de 64 bits. Tem um gerenciador próprio, liberando a CPU desta tarefa, e os acessórios a ele conectados têm configuração automática. Além disto, é relativamente independente da CPU, o que vem permitindo sua utilização em outras famílias de computadores, como os AlphaPC e o PowerPC.
Um barramento peculiar é o PCMCIA. Desenvolvido para permitir expansão de memória RAM em PCs portáteis, é atualmente utilizado também para a conexão de controladores de drives e de acessórios diversos.

 

Voltar