Dicionário:

 

Ao longo dos textos aparecem siglas que as vezes não conhecemos. Aqui estão reunidas seus significados.

Border Gateway Protocol – Protocolo de roteamento de gateway externo.

A Internet é formada por um grande número de sistemas autônomos (SA). Cada SA é operado por uma determinada empresa e pode usar seu próprio algoritmo de roteamento. O BGP permitem que diversos tipos de políticas de roteamento sejam executadas no tráfego inter-SA.

Classless InterDomain Routing ( outros esclarecimentos ler O problema).

Domain Name System – gerenciamento de nome.

A Internet é dividida em muitas centenas de domínios de primeiro nível, onde cada domínio cobre muitos hosts. Esses domínios são particionados em subdomínios, que também são particionados e assim por diante. Existem vários domínios como: com (comercial), edu (instituições educacionais), entre muitos outros. A função do DSN é mapear nomes de domínios em registros de recurso.

Internet Control Message Protocol

A Internet é monitorada rigorosamente pelos roteadores. Quando algo inesperado ocorre, o evento é reportado pelo ICMP, que também é usado para testar a Internet.

Institute of Eletrical and Eletronic Engineers – Organização responsável por um grupo de padrões internacionais nas áreas de engenharia elétrica e informática. É a maior organização profissional do mundo.

 

Internet Engineering Task Force – Responsável pelas questões de engenharia de curto prazo. Ela foi dividida em grupos de trabalho, cada qual com um problema específico para resolver.

 

Internet Group Management Protocol

As comunicações IP são feitas entre transmissor e um receptor. O IP aceita multicast, usando endereços classe D que identificam um grupo de hosts. O multicast é implementado por roteadores multicast especiais, que podem ou não ser colocados com roteadores-padrão. Uma vez por minuto, aproximadamente, cada roteador desses envia um processo de hardware multicast para os hosts da rede local solicitando que eles informem os grupos aos quais seus processos pertencem. Esses pacotes de consulta e resposta utilizam o IGMP. Ele possui 2 tipos de pacotes : consulta e resposta, cada um com um formato fixo simples, contendo informações de controle e um endereço classe D.

 

Protocolo de inter-redes sem conexão não confiável. Ele é executado na camada rede do modelo de referência Novell NetWare.

 

Maximum Tranfer Unit

 

Network Service Access Point

Os endereços da camada de rede são chamados NSAPs. Os endereços IP são um exemplo de NSAPs.

 

Open Shorest Path First

Um algoritmo de roteamento em um sistema autônomo (SA) – a Internet é formada por um grande número desses sistemas – é chamado de protocolo de gateway interno. O OSPF é um desses protocolos.

 

Request For Comments – São relatórios técnicos armazenados on-line e todas as pessoas interessadas podem Ter acesso a eles.

 

Transmission Control Protocol

É um protocolo orientado à conexão confiável que permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originado de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede.

 

User Datagrama Protocol

É um protocolo sem conexão não confiável para aplicações que não necessitam nem de controle de fluxo, nem da manutenção da seqüência das mensagens enviadas.

 

volta ao menu