RMI (Remote Method Invocation)

 

"Stubs" e "Skeletons"

 

RMI usa um mecanismo padrão empregado em sistemas RPC, para se comunicar com objetos remotos, que são "stubs" e "skeletons". O "stub" funciona semelhante a um "proxy" para o objeto remoto. Quando um objeto local invoca um método num objeto remoto, o "stub" fica responsável por enviar a chamada ao método para o objeto remoto.

Passos do "stub" quando é invocado:

  • Iniciar conexão com a "Virtual Machine" que contém o objeto remoto.
  • Escrever e transmitir os parâmetros para a "Virtual Machine" remota.
  • Esperar pelos resultados da invocação do método.
  • Ler os resultados retornados.
  • Retornar os valores ao objeto que executou a chamada .

O "stub" esconde a serialização dos parâmetros e toda a comunicação a nível de rede, com o objetivo de simplificar o mecanismo de realização da chamada.

Na "Virtual Machine" remota, cada objeto deve ter um "skeleton" correspondente ao "stub". O "skeleton" é responsável por enviar a chamada ao objeto remoto.

Passos do "skeleton" quando recebe uma chamada:

  • Ler os parâmetros enviados pelo "stub"
  • Invocar o método no objeto remoto
  • Escrever e transmitir o resultado ao objeto que executou a chamada

 


[ Índice | Introdução | Modelo RPC | Funcionamento | Serialização ]
[ "Stubs" e "Skeletons" | Ativação | Segurança | Aplicações | Referências ]