Revogação dos Certificados

        Certificados são só úteis enquanto eles são válidos. É inseguro assumir simplesmente que um certificado sempre é válido. Na maioria das organizações e em todas PKIs, certificados têm um tempo de vida restrito.

        Certificados são então criados com um período de validez marcado: um começo data/tempo e um vencimento data / tempo. É esperado que o certificado seja utilizável por todo seu período de validez (sua vida). Quando o certificado expira, já não será mais válido, como a autenticidade de seu par chave/identificação. (O certificado pode continuar sendo usado seguramente para reconfirmar informação que foi encriptada ou foi assinada dentro do período de validez)


        Também há situações onde é necessário invalidar um certificado antes da sua data de vencimento, como quando o possuidor do certificado perde o emprego na companhia ou suspeita-se que o chave privada correspondente ao certificado está comprometida. Isto é chamado de revogação. Um certificado revogado é muito mais suspeito que um certificado expirado. Certificados expirados são não usáveis, mas não levam a mesma ameaça de comprometimento como um certificado revogado.

        Qualquer um que assinou um certificado pode revogar a assinatura dela/ou dela no certificado (contanto que ele ou ela usem a mesma chave privada que criou a assinatura). Uma assinatura revogada indica que quem assinou já não acredita que a chave pública e a informação de identificação pertencem ao mesmo, ou que a chave pública do certificado (ou a chave privada correspondente) foi comprometida.

        Com certificados X.509, uma assinatura revogada é praticamente igual a um certificado revogado dado que a única assinatura no certificado é a que fez esta válida em primeiro lugar—a assinatura do CA. Certificados de PGP provêem uma característica a mais de que você pode revogar seu certificado inteiro (não só as assinaturas nesta) se você sentir que o certificado ficou comprometido.

        Somente o dono do certificado (o possuidor da sua correspondente chave privada) ou alguém de quem o dono do certificado designou como sendo um revogador podem revogar um certificado de PGP. Só o emissor do certificado pode revogar um certificado X.509.

        Comunicando que um certificado foi revogado

        Quando um certificado é revogado, é importante fazer os usuários potenciais do certificado ficarem atentos que isto não é mais válido por muito tempo. Com certificados de PGP, o modo mais comum para comunicar que um certificado foi revogado é postar isto em um servidor de certificado assim outros que possam desejar comunicar com você é advertido para não usar aquela chave pública.


voltar

Principal

avançar