XML - Extensible Markup Language
Padrões da estrutura do XML
 

Definição

O XML é baseado em padrões de tecnologia comprovadamente otimizados para a Web.

Os padrões que compõem o XML são definidos pelo W3C (World Wide Web Consortium) e são os seguintes:

· Extensible Markup Language (XML) - é uma Recomendação, que é vista como o último estágio de aprovação do W3C. Isso significa que o padrão é estável e pode ser aplicado à Web e utilizado pelos desenvolvedores de ferramentas.

· XML Namespaces - é também uma Recomendação, a qual descreve a sintaxe de namespace, ou espaço de nomes, e que serve para criar prefixos para os nomes de tags, evitando confusões que possam surgir com nomes iguais para tags que definem dados diferentes.

· Document Object Model (DOM) Level 1 - é uma Recomendação que provê formas de acesso aos dados estruturados utilizando scripts, permitindo aos desenvolvedores interagir e computar tais dados consistentemente.

· Extensible Stylesheet Language (XSL)- é atualmente um rascunho. O XSL apresenta duas seções: a linguagem de transformação e a formatação de objetos. A linguagem de transformação pode ser usada para transformar documentos XML em algo agradável para ser visto, assim como transformar para documentos HTML, e pode ser usada independentemente da segunda seção (formatação de objetos). O Cascade Style Sheet (CSS) pode ser usado para XML simplesmente estruturado mas não pode apresentar informações em uma ordem diferente de como ela foi recebida.

· XML Linking Language (XLL)  - e XML Pointer Language (XPointer) - são também rascunhos. O XLL é uma linguagem de construção de links que é similar aos links HTML, sendo que é mais poderosa, porque os links podem ser multidirecionais, e podem existir a nível de objetos, e não somente a nível de página.

Os esquemas modelados para XML descritos pelo W3C em XML-Data Note - e Document Content Description for XML (DCD) for XML (DCD) - estão ainda sendo desenvolvidos (consulta: XML-Data Working Group).

 

Uma noção sobre DOM

DOM é uma API (Applications Programming Interface) independente de plataforma e linguagem que é utilizada para manipular as árvores do documento XML (e HTML também).

DOMs são ideais para linguagem script, como exemplo ECMAScript.

Essa API é definida em vários níveis:

· Nível 0: Funções existentes conhecidas das linguagens script dos browsers

· Nível 1: Funcionalidade para navegação em documentos e manipulações.

· Nível 2: Adiciona modelos de style sheets (folhas de estilo), filtros, modelos de eventos, e suporte a namespaces.

· Nível 3: Possibilita as opções de carregar e salvar, DTDs, schemas, visualização de documentos e status de formatação (W3C trabalhando no nível 2). Informações auxiliares em www.w3.org/DOM.

SAX - Simple API for XML

É baseada em eventos ( eventos analisados são reportados para as aplicações através de chamadas callback).

SAXs permitem construções "malandras" da árvore XML

(maiores informações:www.megginson.com/SAX)

 

 

 Seção anterior
 Próxima seção
 Volta para a página inicial