O grupo MPEG iniciou oficialmente a fase de padronização MPEG-4 em
setembro de 1993.
O padrão MPEG-4, está em desenvolvimento, apontando as necessidades em
torno do aumento da disponibilidade de contedo áudio-visual em forma
digital. Diferente da codificação linear de áudio e vídeo do
MPEG-1/2, a codificação MPEG-4 é baseada em objetos, isto é,
as cenas áudio-visuais são codificadas em termos de objetos. Um
Objeto pode ser uma imagem ou um vídeo: um carro em movimento, uma
fotografia de um cão. Também pode ser um objeto de áudio: um
instrumento de uma orquestra, um latido de um cão. A associação
de um áudio e um vídeo é chamado de objeto áudio-visual . A
imagem de um cão junto com o som do seu latido é um exemplo de um
objeto áudio-visual.
No MPEG-1/2, o comitê padronizou um tipo particular de algoritmo.
MPEG-4 está padronizando um conjunto de algoritmos. O hardware que
suporta MPEG-4 deve ser flexível a fim de executar diferentes conjuntos de
algoritmos, não como em MPEG-1/2 que o hardware suporta um algoritmo fixo.
Uma das vantagens é que o MPEG-4 pode ser adaptado no futuro para se
adequar as novas tecnologias de codificação.
No início do trabalho, o objetivo do MPEG-4 era a utilização em
aplicações com baixas taxas de bits. Entretanto, MPEG adotou um plano
de trabalho para as mudanças no ambiente áudio-visual e modificou suas
finalidades consideravelmente.
Um novo conjunto de aplicações usarão MPEG-4, tais como
vídeoconferência, comunicações móveis, acesso à
vídeo de servidores remotos para aplicaçes multimídias, jogos,
etc. Atualmente, o grupo MPEG-4 está direcionando os trabalhos para
televisão digital, aplicações gráficas interativas e
World Wide Web [1].
As aplicações com baixas taxas de bits, as taxas serão de 5 a
64Kbits/s com dimensões de amostras de 176 x 144 x 10 hz. Para
aplicações de TV, as taxas serão de 2Mbps.
MPEG-4 fornecerá tecnologias para comunicações multimídia. Isto significa que fornecerá suporte a informação áudio-visual que:
Para alcançar a padronização do MPEG, o comitê MPEG primeiro
lança "Chamadas para propostas". Depois identifica os requisitos
preliminares e especifica as funcionalidades que necessitam serem apontadas
pelas propostas. Então define sequências de testes e condições
de codificação a serem usadas. Atualmente uma variedade de algoritmos
estão sendo desenvolvidos por centros de pesquisas de universidades e
empresas.
Algumas técnicas então serão selecionadas, marcando o final da
fase competitiva e iniciando o esforço colaborativo. Para fazer isto, o
grupo MPEG estabelece Modelos de Verificação - MV. O MV MPEG-4
descreve um conjunto de algoritmos de codificação de vídeo:
codificador, decodificador, sintaxe e semântica do fluxo de bits
(bitstream). Um número de experimentos são estabelecidos para
garantir eficiência do MV MPEG-4 com respeito as funcionalidades já
suportadas e para identificar novas técnicas de codificação que
permitem provisões para funcionalidades ainda não suportadas. Novas
ferramentas poderão ser produzidas para MPEG-4 e serão avaliadas
dentro do processo MV.
Em novembro de 1997 foi aprovado o Commit Draft - CD do MPEG-4.[1]