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Aplicações

Existem cinco tipos de aplicações classificadas pelo MPEG-4. Estas aplicações são selecionadas por três critérios:

Limites de tempo - aplicações podem ser em tempo real ou não. Uma aplicação em tempo real é simultaneamente adquirida, processada, transmitida e potencialmente usada pelo receptor.

Simetria das facilidades de transmissão - aplicações são classificadas como simétricas ou não. Aplicações simétricas são aquelas em que equivalentes facilidades de transmissão estão disponíveis em ambos os lados do enlace de comunicação.

Interatividade - aplicações são interativas ou não. Aplicações interativas são aquelas em que o usuário tem controle individual da apresentação, ou somente no nível de controle da mídia de armazenamento ou também no escalonamento da sequência do fluxo da informação dependendo das escolhas do usuário.

Aplicação Classe 1 (Tempo real / Simétrica / Interativa)

O usuário tem controle individual sobre a apresentação. A quantidade de dados transmitidos é a mesma em ambas as direções. Exemplos: vídeoconferência, vídeotelefonia, consulta remota a especialista com simetria.

Aplicação Classe 2 (Tempo real/ Assimétrica / Interativa)

As aplicações são interativas, mas o receptor envia um pequena quantidade de dados independente dos dados enviados pelo transmissor. Exemplos: controle ou monitoramento remoto, consulta remota assimétrica à especialista.

Aplicação Classe 3 (Não tempo real / Simétrica / Interativa)

O usuário pode controlar o fluxo de dados através através do canal de dados de controle. Aplicação típica é o correio eletrônico.

Aplicação Classe 4 (Não tempo real / Não simétrica / Interativa)

O usuário tem controle individual da apresentação sobre a informação armazenada em banco de dados. Exemplos: jogos, vídeo sob demanda, teleshopping, noticiário eletrônico, etc.

Aplicação Classe 5 (Não tempo real / Não simétrica / Não interativa)

O usuário não tem controle sobre apresentação. Aplicações típicas são apresentações multimídias, onde a interatividade não existe.

A principal nova funcionalidade que MPEG-4 fornece é o suporte a representação baseada em objeto. Os padrões correntes de compressão de vídeo transmitem um quadro inteiro de vídeo em um único fluxo de bits (bitstream). O MPEG-4 codificará objetos áudio-visuais em quadros separadamente. Os objetos serão compostos em um quadro no decodificador. Objetos codificados separadamente fornecem tres benefícios:

A figura 1 ilustra uma aplicação de difusão de notícias (news broadcast) [2], na qual usa estas três funcionalidades. Os quatro objetos de vídeo incluídos na figura são: o vídeo da notícia, o vídeo do apresentador, o texto e um relogio. Os dois objetos de áudio são a voz do apresentador e o áudio da notícia. O usuário pode selecionar qual dos objetos serão usados para compor o quadro.

O expectador deseja remover o vídeo do apresentador e usar somente o vídeo da notícia. O apresentador poderia narrar a cena fora da camera. O expectador deve desligar o áudio do apresentador e escutar o áudio da notícia enquanto le o texto. Por isso os objetos são escaláveis, quantidade de largura de banda variável pode ser alocada para diferente objetos. Ao vídeo da notícia pode ser dado uma maior largura de banda do que o vídeo do apresentador, desde que o expectador esteja usualmente olhando o vídeo da notícia. O texto requer menor largura de banda. O fluxo de bits codificado da notícia pode ser armazenado em uma biblioteca por outras organizações e reutilizado no futuro.

 

Figura 1 - Noticiário por difusão


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Paulo Cesar Salgado Vidal
Tue Dec 23 09:44:25 EDT 1997