Existem cinco tipos de aplicações classificadas pelo MPEG-4. Estas
aplicações são selecionadas por três critérios:
Limites de tempo - aplicações podem ser em tempo real ou
não. Uma aplicação em tempo real é simultaneamente adquirida,
processada, transmitida e potencialmente usada pelo receptor.
Simetria das facilidades de transmissão - aplicações são
classificadas como simétricas ou não. Aplicações simétricas
são aquelas em que equivalentes facilidades de transmissão estão
disponíveis em ambos os lados do enlace de comunicação.
Interatividade - aplicações são interativas ou não.
Aplicações interativas são aquelas em que o usuário tem
controle individual da apresentação, ou somente no nível de
controle da mídia de armazenamento ou também no escalonamento da
sequência do fluxo da informação dependendo das escolhas do
usuário.
Aplicação Classe 1 (Tempo real / Simétrica / Interativa)
O usuário tem controle individual sobre a apresentação. A
quantidade de dados transmitidos é a mesma em ambas as direções.
Exemplos: vídeoconferência, vídeotelefonia, consulta remota a
especialista com simetria.
Aplicação Classe 2 (Tempo real/ Assimétrica / Interativa)
As aplicações são interativas, mas o receptor envia um pequena
quantidade de dados independente dos dados enviados pelo transmissor.
Exemplos: controle ou monitoramento remoto, consulta remota assimétrica à
especialista.
Aplicação Classe 3 (Não tempo real / Simétrica /
Interativa)
O usuário pode controlar o fluxo de dados através através do canal
de dados de controle. Aplicação típica é o correio
eletrônico.
Aplicação Classe 4 (Não tempo real / Não simétrica /
Interativa)
O usuário tem controle individual da apresentação sobre a
informação armazenada em banco de dados. Exemplos: jogos, vídeo
sob demanda, teleshopping, noticiário eletrônico, etc.
Aplicação Classe 5 (Não tempo real / Não simétrica /
Não interativa)
O usuário não tem controle sobre apresentação.
Aplicações típicas são apresentações multimídias, onde a
interatividade não existe.
A principal nova funcionalidade que MPEG-4 fornece é o suporte a
representação baseada em objeto. Os padrões correntes de
compressão de vídeo transmitem um quadro inteiro de vídeo em um
único fluxo de bits (bitstream). O MPEG-4 codificará objetos
áudio-visuais em quadros separadamente. Os objetos serão compostos em
um quadro no decodificador. Objetos codificados separadamente fornecem tres
benefícios:
A figura 1 ilustra uma aplicação de difusão de notícias (news broadcast) [2], na qual usa estas três funcionalidades. Os quatro objetos de vídeo incluídos na figura são: o vídeo da notícia, o vídeo do apresentador, o texto e um relogio. Os dois objetos de áudio são a voz do apresentador e o áudio da notícia. O usuário pode selecionar qual dos objetos serão usados para compor o quadro.
O
expectador deseja remover o vídeo do apresentador e usar somente o
vídeo da notícia. O apresentador poderia narrar a cena fora
da camera. O expectador deve desligar o áudio do apresentador e
escutar o áudio da notícia enquanto le o texto. Por isso os
objetos são escaláveis, quantidade de largura de banda
variável pode ser alocada para diferente objetos. Ao vídeo da
notícia pode ser dado uma maior largura de banda do que o
vídeo do apresentador, desde que o expectador esteja usualmente
olhando o vídeo da notícia. O texto requer menor largura de
banda. O fluxo de bits codificado da notícia pode ser armazenado
em uma biblioteca por outras organizações e reutilizado no
futuro.
Figura 1 - Noticiário
por difusão