ufrj

Redes de Computadores II

Prof.: Luis Henrique M. K. Costa

Aluno: Matheus Schmidt Tagomori


"Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"


Este trabalho tem como tema controladores OpenDaylight (ODL). Primeiro será feita uma breve introdução sobre o tema, depois será mostrado o histórico de versões da plataforma e sua arquitetura atual. Por fim, fala de algumas aplicações, desempenho e obstáculos.

Introdução

Durante o desenvolvimento das tecnologias de rede, a necessidade de soluções de rede escaláveis e otimizadas impulsionou a criação de redes definidas por software (SDN), que separam o plano de controle do plano de dados, possibilitando a configuração da rede via software e a virtualização de funções de rede.

Como forma de unir os protocolos e funções de rede (OpenFlow, BGP, NETCONF, etc) em um ambiente flexível e integrado, surgiu o OpenDaylight.

Antes de falar sobre o ODL em si, é preciso introduzir o seu gerenciador.


linux

A Fundação Linux é uma organização, fundada no ano 2000, desenvolvedora de dezenas de projetos opensource (código aberto). Com tantos projetos, trazendo benefícios para tantos usuários, nada mais natural do que ter grandes contribuidores. A fundação conta com mais de 1000 membros corporativos, alguns sendo grandes empresas, como:

Que desenvolvem diversos projetos, alguns deles sendo: node.js, Linux - um dos maiores projetos da fundação - e o próprio OpenDaylight.

O que é OpenDaylight?

OpenDaylight é uma plataforma modular e integrada de código aberto, criada em 2013 e gerenciada pela Linux Foundation, para customização e automação de redes, reunindo diversas ferramentas.

Como é implementado em Java, pode ser utilizado em qualquer máquina que interprete sua linguagem e, por ser modular, usuários podem criar e testar módulos, que realizam serviços. Mais adiante, iniciativas propostas ao ODL podem ocasionar em futuras atualizações, que resultam no lançamento de novas versões.