Introdução

“Fat-Tree” é o nome que se dá a um tipo de topologia para a construção de rede entre computadores. A topologia “Fat-Tree” é uma das topologias mais comuns para clusters de computação de alto desempenho atualmente.

Fat-Tree é uma topologia de interconexão eficiente que é adequado para computação de alto desempenho para uso geral. Foi introduzido pela primeira vez por C. Leiserson em 1985, e ganhou uma grande base de instalação entre os atuais 500 principais supercomputadores. Uma Fat-Tree balanceada é uma topologia de árvore onde a capacidade de link em todas as camadas é a mesma. Isto é comumente implementado através da construção de uma árvore com múltiplos raízes. Em geral, o roteamento de Fat-Trees consiste em uma fase ascendente de a fonte de um pacote e uma fase descendente em direção ao destino. A transição da fase ascendente para a fase descendente ocorre no ancestral menos comum, um switch que alcança a fonte e o destino através de diferentes links descendentes. Esse algoritmo garante conectividade sem conflito entre todos os destinos de origem pares, mas não garante nenhum tipo de equilíbrio de tráfego de rede. Exatamente como os diferentes caminhos são distribuídos na rede está sujeito a implementações específicas do algoritmo.

Direitos Autorais

"Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"