2. Problema das transmissões multimídia na internet atual

Nas últimas duas décadas, observaram-se avanços no mercado mundial de serviços multimídia. Plataformas que oferecem transmissão contínua desses tipos de arquivos, como de vídeo e de áudio, tanto na modalidade streaming quanto em sua versão real-time, têm obtido número expressivo de usuários, desde o médio ao avançado. O transporte intensivo de dados, que esse tipo de aplicação demanda, é regido por protocolos bem definidos, que se especificam para seus determinados fins.

Grande parte do tráfego web, hoje, faz uso dos protocolos da camada de transporte, fim-a-fim, Transmission Control Protocol [RFC 793] - TCP e User Datagram Protocol [RFC 768] - UDP. Apesar de ambos serem eficientes no escopo que se propõem, para a transmissão intensiva de dados requerida por aplicações multimídia, seus padrões mostram deficiência de especificações.

2.1 Especificações necessárias para aplicações multimídia

Atualmente, aplicações multimídia de uso recorrente por diversos usuários estão no âmbito de transmissões ao vivo de vídeo e/ou áudio, como chamadas de vídeo e telefônicas via internet, e, ainda, a interação dessas duas modalidades, com troca de comandos gerados pelo usuário, como é o caso dos jogos on-line multijogador; além de levar-se em consideração serviços de reprodução de arquivos armazenados em servidor, como filmes e músicas.

Nos tipos de serviços exemplificados acima, preza-se, preferencialmente, pela entrega em tempo dos dados transmitidos. Tolerando-se, por vezes, a perda e a corrupção de fragmentos dos pacotes em favor da melhora da experiência tempo-real para o usuário. Em razão da intensa troca de dados, faz-se necessário, ainda, um controle de congestionamento eficiente, para o manejo da velocidade de transmissão e garantia de conexão nas taxas adequadas.

2.2 TCP e UDP no transporte de mídias

O protocolo TCP domina boa parte das aplicações atualmente. Por oferecer entrega confiável de dados, ordenação e retransmissão de seus pacotes, não é usado, geralmente, para esse tipo de aplicação; apesar de possuir controle de congestionamento de pacotes.

Por possuir cabeçalho que demanda pouca memória, além de garantir entrega não confiável de seus pacotes, o protocolo UDP serve a demanda de aplicações de mídia, garantindo um melhor desempenho tempo-real quando comparado ao TCP.

Apesar das vantagens, o User Datagram Protocol não provê controle de congestionamento, o que, com o crescimento da utilização de tráfego multimídia, pode acarretar em um colapso.

2.2.1 Congestionamentos e a web

2.3 Soluções ṕossíveis