Segment Routing

1. O que é o Segment Routing:

Fonte: eletronet¹

O Segment Routing (SR) é uma nova abordagem para o encaminhamento de pacotes em redes IP, introduzindo uma melhor eficiência e flexibilidade.

Abordagem Tradicional de Encaminhamento:

A abordagem mais comum para encaminhamento de pacotes é a hop-by-hop, que basicamente significa recalcular a rota a cada "pulo" que o pacote dá. Ou seja, cada nó da rede toma decisões independentes sobre o próximo salto para o qual o pacote deve ser enviado em direção ao seu destino final.

Essa tomada de decisão é baseada em informações de roteamento, como tabelas de roteamento, e é feita ponto a ponto. Em outras palavras, cada nó examina o cabeçalho do pacote recebido, determina o próximo salto com base nas informações disponíveis e encaminha o pacote para o nó seguinte.

Junto à ideia de hop-by-hop, diversos outros protocolos foram implementados para solucionar alguns problemas da rede, como o balanceamento de carga, garantia de um caminho para tráfegos específicos, entre outros, tornando muito complicada a implementação e manutenção desses protocolos.

Segment Routing:

Com isso, surge o Segment Routing, que integra-se tanto com IPv6 quanto com MPLS em ambientes IPv4. O Segment Routing simplifica operações ao reduzir a dependência de protocolos complexos e pesquisas tradicionais.

No protocolo Segment Routing, um segmento refere-se a um componente identificado por um Segment Identifier (SID), que faz parte de um caminho específico que um pacote deve seguir através da rede. Cada segmento representa uma instrução, um ponto de encaminhamento ou uma função específica ao longo do caminho de roteamento, com isso, é possível criar um caminho com instruções personalizadas.

Exemplo de SID

Fonte: packetpushers²

Benefícios do Segment Routing:

Tipos de Segmentos:

  1. Nó: Representa um nó individual na rede, que possui numeração única. Esse segmento é utilizado para direcionar um pacote diretamente para um nó específico ao longo do caminho de roteamento por segmentos.
  2. Adjacência: Refere-se a um tipo específico de segmento utilizado para representar a ligação direta entre dois nós consecutivos na rede. Esse segmento é projetado para simplificar o encaminhamento de pacotes entre nós vizinhos ao longo do caminho de roteamento por segmentos.
  3. Local: Existe apenas como um nó local, tendo uma SID apenas para sua FIB.

Após esse breve introdução do Segment Routing, apresentando um pouco de como ele funciona e de suas qualidades, vamos nos aprofundar e entender um pouco mais esse protocolo de rede.

¹Disponível em: https://www.eletronet.com

¹Disponível em: https://packetpushers.net/yet-another-blog-about-segment-routing-part-1/