Protocolos · MSTP

O Multiple Spanning Tree Protocol (IEEE 802.1s) é uma evolução do RSTP, tendo como objetivo principal permitir múltiplas instâncias RSTP e assim reduzir o tempo de convergência da spanning tree. O padrão foi lançado visando a utilização do RSTP em ambientes com múltiplas VLANs. Ao invés de calcular uma instância para cada VLAN, o MSTP reduz o total de instâncias RSTP.

Cada instância MSTP está associada a um conjunto de VLANs que compartilham a mesma topologia lógica (spanning tree) e que pertencem a uma mesma região. Uma instância é independente de outras instâncias MSTP, sendo assim, o MSTP permite distribuir a carga (de serviço) (load balancing) das instâncias, de forma que o tráfego das VLANs contidas em uma determinada região possa fazer uso de caminhos independentes de outras regiões.

As instâncias, pertencentes a suas respectivas regiões, são conectadas por uma spanning tree comum (CST), possibilitando que diferentes regiões se comuniquem. Numa visão macroscópica, as regiões podem ser vistas como bridges que fazem parte de uma spanning tree (comum).

Boundary diz respeito a CST (imagem extraída de http://www.foreriversolutions.com/images/tumblr/MSTP.jpg)

« RSTP | Shortest Path Bridging »